Home  > Notícias do Varejo  > Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro

Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro

Olá! Feliz 2017! E a primeira postagem do ano será uma dica para amenizar esses dias quentes de Verão. Você já pensou em fazer um ar condicionado caseiro? Sim, é possível montar uma versão simples e ecológica em casa, com baixo custo, e sem consumir energia elétrica. A ideia é da agência Grey Dhaka, de […]

Olá! Feliz 2017! E a primeira postagem do ano será uma dica para amenizar esses dias quentes de Verão. Você já pensou em fazer um ar condicionado caseiro? Sim, é possível montar uma versão simples e ecológica em casa, com baixo custo, e sem consumir energia elétrica.

A ideia é da agência Grey Dhaka, de Bangladesh. Ela desenvolveu um aparelho com materiais recicláveis, capaz de reduzir a temperatura ambiente em até 5 graus!

O protótipo foi batizado de Eco Cooler. Quer aprender como se faz? Veja aqui o passo a passo:

1. Você precisará apenas de dois materiais: uma chapa de papelão do tamanho da sua janela e algumas garrafas plásticas.

2. Faça diversos buracos do tamanho do bocal da garrafa no papelão, usando, de preferência, um estilete.

3. Depois corte o fundo das garrafas e o fechamento da tampa, de forma que elas fiquem semelhantes a um funil.

4. Em seguida, encaixe cada garrafa em um dos círculos do papelão, sempre no mesmo sentido. Atenção: não deixe espaços vazios.

5. Depois de pronto, o aparelho pode ser acoplado na janela do ambiente, sempre com a parte mais larga das garrafas virada para fora. Isso é o que garante o resfriamento do ar, que entra quente pelo buraco maior e resfria ao sair pela parte mais estreita.

Veja mais detalhes neste vídeo, divulgado no Youtube:

Usar alternativas como essa é uma boa forma de poupar energia elétrica e evitar o desperdício. Os hábitos de consumo consciente devem ser adotados de maneira permanente. Devemos economizar todos os dias para que não só hoje mas também nas futuras gerações haja um acesso aos recursos dentro dos limites do nosso planeta.