Home  > Notícias do Varejo  > Como realizar uma Feira de Trocas

Como realizar uma Feira de Trocas

Fala galera! Sabe aquela roupa, sapato ou mesmo a esteira guardada há meses, sem nenhuma utilidade pra você? Já pensou que ela seja útil pra alguém? Uma Feira de Trocas pode ser uma ótima oportunidade pra botar pra circular! Quer saber como organizar uma feira de trocas na sua rua ou no seu bairro? Se […]

Fala galera!

082814_1525_Comorealiza1.jpg

Quer saber como organizar uma feira de trocas na sua rua ou no seu bairro? Se liga nas dicas!

1. Reúna ao menos 10 participantes que possam levar bens e ou serviços pra trocar. Valem de alimentos caseiros, roupas, livros e objetos usados a aula de violão, corte de cabelo e coisas fora do mercado formal, como cuidar do gato ou fazer as compras.

2. Defina a data, a periodicidade e o local, que pode ser na associação de bairro ou num salão de festas da igreja, por exemplo. Lá, os participantes vão expor suas mercadorias como quiserem: numa barraquinha de feira, numa mesa, toalha no chão e por aí vai.

3. Crie uma moeda social, uma nota com nome e identidade visual próprios, que não tem valor fora da feira – é como o dinheiro do jogo Banco Imobiliário, lembra? Imprima cerca de 50 unidades por pessoa (veja como cada participante consegue a moeda no item 4). O papel da moeda é permitir as trocas indiretas, do contrário, você poderia querer uma caneca, mas o dono dela não gostou de nada que você tem a oferecer – e aí, como ficaria?

4. Organize um banco, que compra com a moeda social uma cota dos produtos ou serviços durante a feira. Essa é a forma de colocar as moedas em circulação para a feira começar. Por isso, as pessoas devem se dirigir ao banco logo na chegada (os produtos ou serviços adquiridos pelo banco, por sua vez, podem ser revendidos na própria feira ou vendidos fora dela, e os recursos obtidos, usados na organização do próprio evento).

5. Defina o valor dos produtos ou serviços levados para trocar. Cada feira cria seu próprio parâmetro de valores. Por exemplo: um eletrodoméstico em bom estado pode valer de 10 a 20 moedas sociais; uma massagem, de 5 a 10; e uma camisa nova, 8.

6. Leve também materiais recicláveis para vender ou doar ao banco. No primeiro caso, o banco vende os resíduos à indústria da reciclagem. No segundo, ele os doa para cooperativas de catadores.

7. Guarde no banco as moedas sociais que sobrarem. Você irá recebê-las de volta na edição seguinte da feira.

Tem Feira de Trocas no sábado em São Paulo

082814_1525_Comorealiza2.jpg

No sábado, dia 30, na Casa das Rosas, em São Paulo, será realizada mais uma edição da Feira de Troca Tudo sem Dinheiro.

Vale levar qualquer objeto pra trocar: roupas, livros, gibis, brinquedos, CDs, produções artísticas independentes e o que mais você descobrir escondido no seu armário, sem uso. Vale até conselho.

Mas fica esperto, não serão aceitos livros didáticos ou brinquedos quebrados. Anota aí o endereço:

FEIRA DE TROCA TUDO SEM DINHEIRO
Data: 30/08, das 14h às 17h
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – São Paulo/SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Boa Feira! Vlw?

Fontes: Planeta Sustentável e Felipe Bannitz, coordenador técnico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas