Home  > Notícias do Varejo  > Fim da Dengue é desafio de todos

Fim da Dengue é desafio de todos

Confira algumas dicas simples e saiba como a flor Crotalária pode eliminar a dengue. Faça a sua parte!

Fala rapaziada, blz?

Tá ligado que água parada em quintais, jardins, terrenos abandonados, é um oásis pra criadouros do mosquito Aedes Aegypti, né?! Esse mosquitinho causa um estrago enorme!

mosquito

Fica esperto, no combate a proliferação do mosquito e consequentemente as doenças que ele transmite (Dengue, Zica e Chikungunya). O assunto é tão sério que se você ainda não teve uma dessas doenças, com certeza, conhece alguém que já sofreu com a dengue!

Se liga, esse problema é de todo mundo!

Então, bora assumir a sua responsabilidade no trabalho de prevenção! Além de cuidar do seu quintal, fica de olho na sua rua, no seu bairro e avisa o pessoal da Vigilância Sanitária do seu município quando suspeitar de algum local abandonado que pode ser um criadouro.

Confira algumas dicas simples para eliminar os criadouros:

dicas dengue

1. Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas
A água parada em garrafas e embalagens vazias é o ambiente propício para a reprodução do mosquito. O inseto escolhe o local para depositar os ovos e proliferar a espécie.

2. Desobstrua calhas e cubra a caixa d´água
Calhas entupidas e caixas d’água descobertas são ótimos criadouros. Fique atento para eventuais acúmulos de água em demais partes da sua residência.

3. Evite ter plantas aquáticas
Cuide do seu jardim. Evite plantas aquáticas. Assim como no caso das garrafas vazias, a água parada neste tipo de planta também é propícia para o inseto depositar o ovo. Coloque terra nos pratos dos vasos de plantas terrestres para evitar a terra parada.

Crotalária: uma planta no combate a dengue

crotalia

Rapaziada, a engenheira agrônoma Cinthya Cominesi, da Associação Clube Amigos da Terra de Sorriso (MT), apostou em uma solução natural e simples no combate ao mosquito: a planta Crotalária. Além claro, das ações de prevenção que já falamos.

O lance do uso da crotalária é simples. A flor atrai libélulas, insetos com hábitos semelhantes ao dos mosquitos. Ambos colocam ovos em locais com água parada. No entanto, as libélulas se alimentam dos próprios mosquitos, bem como de seus ovos e suas larvas.

A ideia é atrair um predador natural para reduzir a incidência e exterminar a reprodução de mosquitos transmissores de doenças.

Fala sério!? Bora ter um jardim repleto de libélulas!!!! Vlw?

Fontes: Redação CicloVivo e Catraca Livre