Home  > Notícias do Varejo  > Receitas caseiras espantam a dengue?

Receitas caseiras espantam a dengue?

E aí rapaziada? Blz?! Com o mosquito da Dengue não tem brincadeira! Deixar água parada é mesmo um paraíso pra ele se multiplicar! Já passou da hora de cair na real e encarar com a seriedade que precisa esse problema! São hospitais lotados, sem espaço para atendimento e um prejuízo que vai além da saúde, […]

E aí rapaziada? Blz?!

Com o mosquito da Dengue não tem brincadeira! Deixar água parada é mesmo um paraíso pra ele se multiplicar! Já passou da hora de cair na real e encarar com a seriedade que precisa esse problema! São hospitais lotados, sem espaço para atendimento e um prejuízo que vai além da saúde, atinge a economia dos estados, dos municípios e das famílias impactadas pela Dengue!

E enquanto a coisa fica feia, tem gente tentando de tudo pra se livrar do mosquito!

Tá rolando pelas redes sociais e pelas ruas, receitas milagrosas de repelentes contra o mosquito Aedes Aegypt. Mas será que funcionam mesmo?

O Planeta Sustentável foi verificar com Ademir Martins, biólogo e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Paulo Olzon, clínico-geral da Unifesp, e confira o que eles dizem:

ALHO E CEBOLA

Dizem que se você ingerir esses temperos em excesso, pode afastar o mosquito por causa do cheiro que vai exalar pelo suor, mas não se trata de uma proteção muito garantida. Fica esperto ! O seu hálito não ficará dos mais agradáveis.

VELA DE CITRONELA

A planta citronela é conhecida por afugentar mosquitos, tanto é que seu óleo é bastante usado na fabricação de repelentes. Colocar uma vela em casa não faz mal, mas o método não garante que o mosquito vá embora de fato.

CRAVO-DA-ÍNDIA

Uma receita que também tem sido divulgada como eficaz para manter o mosquito da dengue longe é a do repelente feito com cravo-da-índia e álcool de cereais. Mesmo não sendo preparada com álcool de limpeza, não é recomendável passar a mistura na pele, pois ela não passou pelo controle de qualidade da Anvisa.

SUCO DE INHAME

Muitas pessoas têm falado que tomar suco de inhame, rico em vitaminas do complexo B, que deixam nossa pele com um cheiro que desagrada mosquitos, afastaria o Aedes Aegypt. Mas não existem estudos que comprovem essa ação. E há muita gente dizendo que esse suco seria um bom remédio também para quem já está com dengue, mas não há comprovações disso, de acordo com os especialistas. Se você apresentar sintomas suspeitos não tome medicamentos por conta própria, mantenha o corpo bem hidratado e vá logo para o hospital.

E OS REPELENTES INDUSTRIALIZADOS?

Os mais indicados são os que possuem DEET ou Icaridina, substâncias eficazes contra o mosquito da dengue. Leia o rótulo! Saiba como usar o produto:

– Passe o repelente sempre por cima do protetor solar ou do creme hidratante.

– O ideal é reaplicar o produto a cada três horas ou toda vez que se molhar.

– Se você transpira muito, passe o repelente com mais frequência.

Galera, tudo isso pode ajudar a afastar o mosquito, mas o ideal sempre é trabalharmos na prevenção! Por isso, se liga e nada de água parada!

O melhor remédio é se prevenir, vlw?!

Bora fazer a nossa parte!

Fonte: Planeta Sustentável