1º Fórum de Gestão de RH no Varejo abordou perfil do jovem e práticas de remuneração

by Bruna Mozer | 09.11.2017 12:52

O 1º Fórum Gestão de RH no Varejo, promovido pelo Conexão Empresarial SindiVarejista e que faz parte do projeto mensal Gestão de RH no Varejo, foi realizado nesta quarta-feira (8) e proporcionou aos participantes uma manhã de muito compartilhamento de conhecimento.

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Barbara Marrara, coordenadora de Recursos Humanos da Chilli Beans, apresentou as boas práticas de Gestão de Pessoas aplicadas no segmento da moda, onde é comum a presença de colaboradores na faixa etária de 25 anos. Barbara apresentou como a empresa tem adotado estratégias e uma postura não convencional e que há 20 anos atua no universo da música, moda e arte, reinventando-se a todo momento devido a sua diversidade de produtos. Com isso, essa diversidade também está presente no corpo de colaboradores.

De acordo com Barbara, o jovem de hoje busca uma identificação com o segmento em que irá trabalhar. Com essa afinidade, pode se expressar sem sofrer preconceito, uma vez que o foco está voltado para a competência e o desempenho do colaborador no seu posto de trabalho. “A Chilli Beans acredita que ética e respeito caminham juntos, por isso mantém o canal de comunicação sempre aberto com os colaboradores”, afirmou.

Barbara Marrara. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

Ela também apontou que o grande incentivo para o alto engajamento da empresa é a utilização dos colaborares enquanto multiplicadores de boas práticas de vendas. Entre elas, está a produção de vídeos pelos colaboradores com as melhores práticas de vendas onde o “vencedor” tem o seu vídeo divulgado na Extranet – ferramenta interna de Comunicação – para os mais de 700 pontos de venda da marca.

Remuneração

No segundo painel, Paula Krob, gestora de RH da Acácia Auto Peças, empresa do comércio de peças automotivas com 38 anos em Campinas, compartilhou as práticas de bonificação adotadas e aplicadas aos vendedores e aos demais colaboradores.

Paula Krob. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

Segundo ela, o primeiro passo foi reestruturar a área de remuneração estabelecendo quais indicadores seriam utilizados para esta ação e, a partir das análises internas, colocadas metas para a diminuição das horas extras e do Índice de Absenteísmo.  Definidas as métricas, foi feita uma divulgação para os gestores e equipes. “O grande objetivo foi diminuir a quantidade de horas extras realizadas pelas lojas e o gestor é o grande responsável por gerir este indicador. Tornando o tempo de trabalho mais produtivo e diminuindo este custo”, afirmou.

Para reduzir o “absenteísmo”, foi realizada uma sensibilização sobre a utilização dos atestados médicos por meio de palestras trimestrais sobre “Bem-Estar”. A empresa também bonifica as equipes que não alcançam o índice de ausência por meio do cartão de benefícios. A prática está sendo vivenciada pela empresa há um ano e passará por revisão.

O último painel foi apresentado pela analista de Remuneração do Enxuto, Fernanda Costa. Desde 2015, a empresa parou para reformular a área de Remuneração e consequentemente a Política Salarial da empresa. Fernanda compartilhou a importância da empresa ter a “Estrutura e Descrição de Cargos” e como este documento foi reelaborado a partir  de uma criteriosa avaliação de cargos realizada por um comitê interno. A partir de então, foi elaborada uma Política Salarial abrangente e, consequentemente, um Plano de Carreira.

Barbara Marrara. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

A Política Salarial foi amplamente divulgada na empresa. Neste momento, é feita a divulgação dos benefícios da empresa para que os colaboradores os reconheçam e os utilizem com coerência. O desafio atual é a realização de ações que façam com que os colaboradores tenham a consciência que cada um é o responsável pelo seu desenvolvimento e que a empresa irá apoiá-lo nesse processo.

 

 

 

 

 

 

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Endnotes:
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