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4 atitudes simples para engajar a sua equipe

Engajamento e motivação serão temas do próximo workshop Gestão de RH, dia 12/9

Num momento de instabilidade econômica e política no país, o grande papel das empresas e, principalmente, dos líderes é manter sua equipe motivada e engajada. A tarefa nem sempre é fácil, mas há atitudes simples que podem ser adotadas que fazem a diferença no dia a dia.

O 7º Gestão de RH no Varejo, no dia 12/09, trará aos participantes esta discussão, como o tema: “Como engajar sua equipe em tempos de crise”. A especialista em Recursos Humanos e facilitadora dos workshops, Ariana Gilberto, preparou algumas dicas sobre o tema, pontos que também serão discutidos no encontro.

As inscrições para o workshop já estão abertas (para se inscrever, clique aqui). As vagas são limitadas e o encontro é gratuito.

Clique aqui para saber mais sobre o workshop.

1 – Ter uma meta em comum

O sentimento neste momento é de instabilidade diante da crise que enfrentamos. Por isso, para que este sentimento não atrapalhe o desempenho dos colaboradores, é preciso compartilhar os objetivos da empresa, de forma clara e detalhada. A equipe tem que fazer e se sentir parte da discussão dos objetivos, metas e para onde a empresa quer chegar. É discutir juntos quais são esses resultados e traçar juntos as estratégias para alcança-las. Com essa discussão em conjunto e democrática, as pessoas se sentem mais envolvidas, o que gera mais  engajamento.

2 – Reconhecer o bom trabalho

É muito importante que as pessoas que fazem parte da equipe sejam reconhecidas pelo seu trabalho e ouvir que estão no caminho certo. Essa é uma ação de feedback. A partir do momento em que as pessoas sabem que estão trilhando o caminho certo e fazendo ações atreladas aos objetivos da empresa, elas começam a ter autonomia. As pessoas que têm autonomia, se desenvolvem melhor que as outras, pois aumentam o senso de responsabilidade e comprometimento.

3 – O gestor deve ser um educador

O gestor ou líder da equipe deve estar pronto para desenvolver pessoas. Ou seja, não esperar que as pessoas venham prontas, o expectativa muito comum. O gestor deve ajudar os integrantes de sua equipe a se desenvolver, aprender, sem medo de errar, além de compartilhar suas experiências e conhecimentos, estando aberto também a aprender mais.

4 – Comemorar sempre!

Comemore sempre as boas ações, bons resultados. Faça elogios, agradeça, reconheça. Isso não precisa incluir grandes investimentos ou custos, pelo contrário. Comemorar as boas ações pode ser simplesmente um bilhete, um e-mail de reconhecimento. O que importa que é haja um sentimento verdadeiro de celebração.


 

SOBRE A FACILITADORA: Ariana Gilberto é pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui 15 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Recrutamento e Seleção atuando em empresas de serviços e varejo na área de Telecomunicações, Educação e Entretenimento. Docente de Cursos de Extensão em conceituada instituição de ensino.

 

 

 

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