Admissão, demissão e faltas foram discutidos no 6º Gestão de RH

by Webmaster | 11/08/2015 17:08

O 6º encontro Gestão de RH reuniu na manhã desta terça-feira (11) cerca de 50 empresários do varejo e contadores no espaço Conexão Empresarial SindiVarejista, onde foram apresentados conceitos e tiradas dúvidas sobre admissão, demissão sem ou por justa causa, faltas, atrasos entre outros.

O encontro, que tem ganhado cada vez mais inscritos, foi conduzido pelo chefe do Departamento Jurídico do SindiVarejista, Anselmo Bianco, que respondeu a todas as questões levadas pelos participantes e deu exemplos do dia a dia de situações e até alguns erros que, cometidos frequentemente pelas empresa, causam sérios danos jurídicos e financeiros.Também ressaltou a importância de manter todas as regras claras e previstas no Regimento Interno da empresa, um mecanismo que tem sido trabalhado durante todo esse ano nos encontros.

Entre os assuntos que mais chamaram a atenção dos participantes foram admissão do funcionário e contrato de experiência. Bianco explicou que a empresa não pode de forma alguma manter um candidato ao emprego em teste na empresa, sem registro. Para isso, explicou, há o contrato de experiência em que o funcionário pode ser dispensado após período pré-determinado caso não haja interesse em mantê-lo.

Outro item que levantou alerta dos participantes foi demissão por justa causa. O advogado também deu exemplos práticos que podem resultar nesse tipo de dispensa do funcionário e alertou que a empresa tem que provar a irregularidade cometida pelo empregado. Também ressaltou que a demissão por justa causa não pode constar na carteira de trabalho e que é imprescindível que todas as irregularidades cometidas pelo empregado sejam documentadas.

Os participantes também tiraram duvidas sobre as faltas e em quais situações podem haver desconto do dia no salário.

“A relação do empregado e empregador tem de ser clara, transparente e necessário que tudo seja devidamente registrado para que a empresa tenha resguardo em ações que venha tomar no futuro”, afirmou Bianco.

“Por isso, acreditamos na importância de o comerciante se capacitar, compreender as regras e cumpri-las de forma correta”, disse a presidente do sindicato, Sanae Murayama Saito.

O próximo encontro Gestão de RH será realizado dia 15 de setembro e os temas abordados serão: férias, licença e benefícios. Quem não participou dos encontros anteriores pode se inscrever pelo telefone: 19 3775-5560.

Leia também:

Atenção: demissão a partir de julho, período que antecede a Convenção, gera multa[1]

 

Veja como foram os encontros anteriores:

5º encontro Gestão de RH discutiu Medicina e Segurança do Trabalho

Dpto. Jurídico do SindiVarejista participa do 4º encontro do Gestão de RH

Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes[2]

Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno[3]

Gestão de RH tem 1º encontro com auditório do SindiVarejista lotado

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. Atenção: demissão a partir de julho, período que antecede a Convenção, gera multa: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2289
  2. Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2189
  3. Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2142

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/conexao-empresarial/admissao-demissao-e-faltas-foram-discutidos-no-6-gestao-de-rh/