by Luciana Felix | 05/10/2021 09:57
A Black Friday já está incorporada no calendário de compras dos consumidores brasileiros, com descontos muitas vezes superiores aos do Natal. Neste ano, a data novamente vem cercada de incertezas, sobretudo em relação à queda na renda da população.
Ainda assim, as pequenas empresas podem lucrar com a data mediante um planejamento antecipado que as diferenciem, além de técnicas de precificação que não gerem prejuízos ao negócio pela redução excessiva de preços.
Uma das tarefas fundamentais ao empresário é conhecer as margens de lucro para saber quanto o negócio ganhará por venda. Se forem muito pequenas, a empresa pode ter o seu fluxo de caixa prejudicado com os descontos. Por exemplo: se uma das estratégias adotadas para a Black Friday for o frete grátis, é importante ponderar que o custo do transporte sairá do caixa e que pode ser alto – a depender do destino.
Para ser mais assertivo, sem prejudicar o caixa, o empresário pode negociar descontos nos produtos encalhados nos estoques de fornecedores e repassá-los ao cliente. A lição que fica é: vender a um preço muito baixo só para atrair mais consumidores tende a não ser o melhor caminho, já que pode ser muito trabalhoso para uma margem de lucro pequena.
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A FecomercioSP produziu um e-book completo com dicas e outras estratégias para que os pequenos negócios tenham sucesso na Black Friday. Acesso o conteúdo por esta página.[1]
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