Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista promove curso on-line: Práticas de Departamento Pessoal

SindiVarejista promove curso on-line: Práticas de Departamento Pessoal

No próximo dia 24 de outubro do SindiVarejista em parceria com o Ibdec inicia o curso on-line: “Práticas de Departamento Pessoal”.

O curso irá ocorrer nos dias 24 e 31 de outubro,  7, 14, 21, 28 de novembro e nos dias 5 e 12 de dezembro. Ao todo serão oito aulas, somente aos sábados.

A rotina administrativa do Departamento Pessoal abrange tarefas relacionadas a todo o processo que envolve a contratação, demissão, pagamento e concessão de benefícios como férias, vale-transporte, convênio médico e salário família. Este setor, portanto, tem uma importância muito grande e é indispensável a qualquer empresa. O curso de Práticas de Departamento Pessoal possui uma grade desenvolvida para apresentar os principais fatores que englobam as atividades diárias deste setor. Você aprenderá por meio de métodos práticos e objetivos, como executar cada uma delas, se tornando um profissional completo e cheio de oportunidades de trabalho.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, ele será on-line e ao vivo das 8h30 às 12h30.

Objetivo do curso
O curso de Práticas de Departamento Pessoal   foi desenvolvido  para apresentar os principais fatores que englobam as atividades diárias deste setor. Você aprenderá por meio de métodos práticos e objetivos, como executar:
– Contratos de Trabalho e admissões de empregados das mais diversas categorias;
– Contratações e rescisões trabalhistas de forma adequada e segura;
– Pagamentos de Vale Transporte, Salário Família, Férias e 13º Salário;
– E cumprir com as principais obrigações trabalhistas.

Público-alvo:
– Profissionais interessados em conhecer mais sobre os direitos e deveres dos empregados e empregadores; e como devem ser feitos os cálculos corretos de  admissões, demissões, remuneração, entre outros.

Mais Informações

Início das aulas: 24 de outubro de 2020
Dias de aula: 24/10, 31/10, 07/11, 14/11, 21/11, 28/11, 05/12 e 12/12
Carga horária: 32 horas a serem cumpridas em 8 aulas, somente aos sábados.
Horário de aula: 8h30 às 12h30

Este curso será oferecido On-line e AO VIVO através da plataforma Google Hangouts Meet.
Você precisa apenas de uma internet estável e poderá assistir as aulas no computador, celular ou tablet.

1) ORGANOGRAMA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Faltas e Atrasos
Desconto do Descanso Semanal Remunerado
Adiantamento de Salário

8) FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

Situação dos Empregados/ Recolhimento
Possibilidades de saque do FGTS

9) GRATIFICAÇÃO DE NATAL  (13º SALÁRIO)

Cálculo da 1a parcela do 13o Salário
Cálculo da 2a Parcela do 13o Salário
Salário Variável, Diferenças e  Ajustes
Empregados admitidos no curso do ano
Apuração das Faltas
Auxílio doença previdenciário
Auxílio doença acidentário
Serviço militar
Incidências de Encargos Sociais no 13o Salário

10)
 FÉRIAS
Remuneração de Férias
Perda do direito de férias
Férias Coletivas

11) AVISO PRÉVIO
Prazo ao Aviso Prévio
Redução da Jornada
Integração do Tempo de Serviço
Falta do Aviso – Consequências
Remuneração
Anotações na CTPS – Importante
Reconsideração
Aumentos Salariais no curso do Aviso Prévio
Doenças / Afastamento
Aviso Prévio cumprido “em  casa”
Estabilidade do Empregado

12) PODER DISCIPLINAR DO EMPREGADOR
Espécie de Penalidades

13) ROTINAS DE DESLIGAMENTO
Documentos obrigatórios – Homologação
Homologação – Rescisão de Contrato de Trabalho
Seguro Desemprego

14) OBRIGAÇÕES ANUAIS
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
Rendimentos pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte  (Informe de Rendimentos)
Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF)

15) INSS, FGTS e IR / FONTE
Tabela Prática de Incidências.

______________________________________________________

Investimento: R$ 679,00. Associados ao SindiVarejista tem 10% de desconto e pagam R$ 611,10. Esse valor poderá ser pago no boleto em até 3x de R$ 203,70 – vencimento dois dias úteis após matrícula (respeitando a regra – pagamento da 1ª parcela deve estar quitado antes do início do curso e 3ª parcela deve estar quitada antes do término do curso). Ou ainda dividido em até 2x no cartão sem juros ou, acima de 3x até 12x com juros de 2,99% ao mês.

Professor – Luis Augusto Carlim

Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Foi responsável pela área de Gente e Qualidade da filial da AmBev em Piracicaba, Gerente da Qualidade do consórcio SCTel em Florianópolis. É Consultor,Auditor Líder da Qualidade (ISO-9000) e Advogado militante na Comarca de Piracicaba/SP. Atuou como docente no Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, no segmento do Direito do Trabalho. É professor do IBDEC desde de 2006, na área de Departamento Pessoal.