Gestão de RH faz primeiro encontro do ano no SindiVarejista

16 . mar . 2017 Imprimir esse Artigo

O grupo de Gestão de RH fez seu primeiro encontro do ano na manhã desta terça-feira, 14, na sede do SindiVarejista, em Campinas. O tema debatido foi “Como Tornar Possível a Gestão de Pessoas no Varejo” e reuniu varejistas, colaboradores do comércio e contadores.

A facilitadora e especialista em Recursos Humanos, Ariana Gilberto, deu início ao encontro falando sobre desafios. “É preciso sempre estar em busca de novos desafios no trabalho. Muito tempo fazendo a mesma função acaba gerando comodismo e isso prejudica todos em sua volta e também a própria empresa”, analisou.

Ela destacou que muitas pessoas pensam que Gestão de Pessoas só pode ser feita em empresas grandes, com mais de 150 funcionários. “Toda empresa deve ter uma política de Gestão de Pessoas. Mesmo com poucos funcionários, é de extrema importância e sobrevivência. Onde houver pessoas há Gestão de Pessoas. Nosso desafio é buscar o melhor caminho”.

Um dos grandes desafios levantados por ela é a questão de administrar as competências internas na organização. “O objetivo da Gestão de Pessoas é poder potencializar o capital humano na empresa e com isso todos ganham”.

Ela destacou as dificuldades de praticar essa ação em empresas do varejo, por conta do dinamismo e também da pouco previsibilidade. “É um setor onde as pessoas (funcionários) precisam ser bem escolhidas, motivadas constantemente e capacitadas. São elas que passarão a ter o maior contato com teu cliente. Essa relação está nas mãos delas”, destacou.

O Grupo

O programa é um grupo de estudos que tem como objetivo trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos que atua no varejo, além de buscar soluções para facilitar essa prática diária. Os encontros fogem dos métodos tradicionais e buscam, por meio da interação, a troca de experiência e análise de cases.

Neles, os integrantes do grupo compartilham situações vividas dentro da própria empresa, em que é possível fazer uma análise e discussão dos casos. São  apresentadas ferramentas e dicas aos participantes, que ajudam na busca de soluções.

O projeto impacta principalmente gerentes, gestores, funcionários da área de Recursos Humanos. Tem como objetivo para 2017, auxiliar os varejistas a superar este momento turbulento sem perder a motivação de sua equipe, focando na gestão de pessoas e buscando minimizar os efeitos das ações trabalhistas e possíveis punições.

Calendário 2017

DATA TEMA MATERIAL DE APOIO QUERO PARTICIPAR
14/03,
das 8:30 às 11:30
Como Tornar possível a Gestão de Pessoas no Varejo _
11/04,
das 8:30 às 11:30
Recrutamento & Seleção: quanto custa contratar um profissional
16/05,
das 8:30 às 11:30
Treinamento: como capacitar sua equipe
13/06,
das 8:30 às 11:30
Absenteísmo: Como gerenciar o excesso de ausência
11/07,
das 8:30 às 11:30
Avaliação de desempenho: Por que avaliar?
08/08,
das 8:30 às 11:30
Líderes: quais as competências necessárias para o seu desenvolvimento
12/09,
das 8:30 às 11:30
A importância da Motivação para sua equipe
10/10,
das 8:30 às 11:30
Comunicação: o poder do diálogo na Gestão de Pessoas
07/11,
das 8:30 às 11:30
Encerramento

 

TAG
campinas gestão de pessoas gestão de rh SindiVarejista varejo
CATEGORIAS
Conexão Empresarial Empreendedorismo Eventos