Gestores devem entender as características de cada geração

10 . ago . 2016 Imprimir esse Artigo

Aproveitar e canalizar as qualidades que cada geração tem a oferecer é uma das estratégias para evitar conflitos que envolvem colaboradores com diferentes faixa etária dentro das empresas. A análise foi feita no 6º encontro Gestão de RH, realizado nesta terça-feira (9), no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista.

A facilitadora do encontro e especialista em Recursos Humanos, Ariana Gilberto, falou sobre o tema aos participantes. Na primeira parte do encontro, ela explicou as características de cada geração e o contexto social que estiveram inseridos e que justificam determinados comportamentos. “Cada geração é diferente uma da outra, pois elas viveram situações e momentos sociais e históricos diferentes. O profissional de Recursos Humanos tem que entender e olhar para isso”, afirmou.

No segundo momento, foi passado aos participantes diferentes cases, com situações hipotéticas dentro de supostas empresas, para que em grupo fosse discutido como conduzir aquele episódio. A dinâmica fez com que os participantes refletissem e debatessem entre si as situações.

“Existe um velho e um novo modelo de RH. O antigo, que passa por transição, está baseado em recrutar, treinar, supervisionar e reter. O novo modelo, que ganha espaço com as novas gerações, está baseado nas ações de iniciar, engajar, colaborar e evoluir”, explicou a especialista. “Para a geração Z e Y a remuneração é apenas a cereja do bolo, por isso esses pilares estão mudando”, finalizou.

Participantes durante o 6º encontro

Participantes durante o 6º encontro

Principais características de cada geração:

Baby Boomers: valorizam um trabalho árduo, metódico e individual. Não são facilmente influenciados por outras pessoas, são pouco favoráveis às mudanças e possuem barreiras quanto à adaptação a tecnologias.

Geração X: possuem uma melhor formação acadêmica, valorizam o trabalho e a estabilidade financeira. Estão sempre em busca de desenvolverem novas habilidades e por isso muitos desta geração possuem duas carreiras, o que favorece a empregabilidade. Por estarem em contante busca de desenvolvimento ao longo da carreira profissional terão passado por 3 a cinco empresas.

Geração Y: vivem constantemente conectados, são multifuncionais, querendo executar várias tarefas ao mesmo tempo, gostam do trabalho em equipe, são inovadores, ousados e aprendem muito rápido. Apreciam as mudanças, a flexibilidade, o feedback constante e estão sempre em busca de crescimento profissional a curto prazo.

O que é o Gestão de RH?

Este é o terceiro ano do Gestão de RH do SindiVarejista. Inspirado no formato World Café, os encontros mensais que favorecem a troca de experiências, conecta ideias dos participantes e facilita a construção do aprendizado coletivo. O evento é interativo e descontraído, além de permitir uma ampla discussão dos temas abordados.
Público alvo: empresários do varejo, gerentes de RH, gerentes de lojas, profissionais de Departamento Pessoal e contadores.

Confira aqui a apresentação do 6º encontro

Confira aqui os cases discutidos pelos participantes

Confira aqui o vídeo “Você está fazendo o que ama?”

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O próximo encontro será realizado dia 13/09, das 8h30 às 11h30

Tema: Gestão de conflitos no ambiente de trabalho

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