Home  > Notícias do Varejo  > Inscrições abertas para 5º Gestão de RH

Inscrições abertas para 5º Gestão de RH

Avaliação de desempenho será o tema do próximo workshop

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante e que pode contribuir de forma significativa com o crescimento da empresa. O tema será debatido no 5º workshop “Gestão de RH no Varejo”, no dia 11 de julho, das 8h30 às 11h30, no SindiVarejista. O projeto é gratuito e ocorre uma vez ao mês.

Participantes durante o 4º workshop Gestão de RH. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

A especialista em Recursos Humanos e facilitadora dos encontros, Ariana Gilberto, explica que é possível realizar esse processo em pequenos estabelecimentos comerciais e que esta é uma forma eficiente de analisar se o trabalho que é executado está alinhado aos objetivos da empresa.

Para isso, a sugestão é utilizar métricas de análise relacionadas aos objetivos do negócio, como por exemplo, assiduidade, comprometimento, performance nas vendas, trabalho em equipe, entre outros. A dica da especialista é usar uma planilha simples em que todas essas informações sejam anotadas para serem avaliadas ao fim do processo.

“É muito importante que o colaborador seja informado sobre esse trabalho realizado e, que ao fim deste processo, sejam feitas reuniões para que, tanto a empresa quanto o empregado, deem seus feedbacks”, explica. A partir deste diagnóstico, Ariana orienta que seja traçado um plano de desenvolvimento individual para os itens analisados.

“Quando o colaborador sente que está em desenvolvimento, ele se engaja mais e sente-se motivado, estimulado e comprometido com resultados. A avaliação de desempenho é uma ferramenta para crescimento de todos, inclusive da empresa”, afirma a especialista.

Por isso, a dica é que a avaliação de desempenho seja feita periodicamente, como a cada seis meses e deve sempre ser revisitado, a cada três meses, para acompanhamento contínuo. Todo esse processo deve ser feito pelo líder direto das pessoas que estão sendo avaliadas.

 

 


Sobre a facilitadora

Ariana Gilberto é pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui 15 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Recrutamento e Seleção atuando em empresas de serviços e varejo na área de Telecomunicações, Educação e Entretenimento. Docente de Cursos de Extensão em conceituada instituição de ensino.

 

 

 

O que é Gestão de RH?

O programa é um grupo de estudos que tem como objetivo trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos que atua no varejo, além de buscar soluções para facilitar essa prática diária. Os encontros fogem dos métodos tradicionais e buscam, por meio da interação, a troca de experiência e análise de cases. Neles, os integrantes do grupo compartilham situações vividas dentro da própria empresa, em que é possível fazer uma análise e discussão dos casos. São  apresentadas ferramentas e dicas aos participantes, que ajudam na busca de soluções.

Confira aqui a programação completa para 2017