Interação marca último encontro do grupo de gestão de RH 2015

by Luciana Felix | 19/11/2015 16:28

O Conexão Empresarial SindiVarejista encerrou nesta terça-feira (10) os encontros Gestão de RH de 2015 com discussão dos participantes sobre os temas a serem trabalhados no ano que vem e premiação dos que tiveram maior frequência. Os programa será retomado em fevereiro e é gratuito.

Parte dos comerciantes e profissionais que participaram do Gestão de RH já começaram a elaboração do Regimento Interno nas empresas ou estão reformulando o documento a ser aplicado. O regimento é um material que prevê que todos os deveres e direitos de empregado e empregador, como uma forma de engajar melhor a equipe de colaboradores e evitar eventuais ações trabalhistas.

O Gestão de RH quer conhecer sua sugestão de tema para ser debatido no próximo ano. Envie um email para falecom@sindivarejistacampinas.org.br
 aos cuidados de Julia com sua proposta de assuntos a serem debatidos nos próximos encontros. O Gestão de RH volta em fevereiro de 2016!

No encontro desta terça, sob orientação do especialista em RH pelo Idepo (Instituto de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações) Rogério Batista e a gestora de RH Amanda Monte Alto, os participantes apontaram as principais dúvidas e pontos críticos que encontram na elaboração do regimento.
A principal dificuldade é a aplicação do Regimento Interno na empresa e como fazer isso de forma os funcionários compreendam a sua importância, sem criar divergências.

“É preciso explicar que as regras já existem, mas que precisam ser regulamentadas. Ouçam seus colaboradores. Se houver resistência de algum funcionário, trate isso de forma individual”, afirmou Rogério.  
Amanda sugeriu que a empresa realize um café da manhã ou um evento para apresentar e explicar as novas regras. Também propôs, como engajamento dos funcionários, a implantação de bônus e benefícios para aqueles que cumprirem melhor as metas, como uma forma de estímulo.

Material disponível para download.

1. Apresentação do encontro;[1]

2. Resultado da dinâmica.[2]

Os participantes também falaram das dificuldades em criar um Regimento Interno para uma empresa familiar, a necessidade de elaborar um documento que seja coerente às leis trabalhistas, entre outros. As dúvidas foram respondidas e parte dos comerciantes já pretendem implementar o Regimento a partir de janeiro. 
Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o Gestão e RH deste ano foi bastante promissor e ajudou os empresários a criarem soluções para  evitar ações trabalhistas e envolver a equipe, ainda mais em um ano de pouca expectativa de crescimento devido à crise.

“Vocês têm que mostrar e deixar claro aos seus colaboradores os benefícios e vantagens oferecidas pela empresa. Isso é importante para valorização”, disse.

O que é?

O grupo de Gestão em RH nasceu no SindiVarejista com a proposta de trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos no Varejo e buscar soluções para facilitar essa prática. As reuniões acontecem mensalmente. Em 2014, dois principais temas foram trabalhados: os diversos tipos de conflitos gerados em uma empresa varejistas e como reduzi-los e também empreendedorismo e liderança. Foram oito encontros, com média de 15 pessoas por reunião.

Em todos os encontros há um tema central. Além de convidados especiais que agendam palestras sobre o tema previamente agendados.
Gestão de RH orientou comerciantes sobre férias e benefícios

Admissão, demissão e faltas foram discutidos no 6º Gestão de RH[3]

5º encontro Gestão de RH discutiu Medicina e Segurança do Trabalho

Dpto. Jurídico do SindiVarejista participa do 4º encontro do Gestão de RH[4]

Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes[5]

Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno[6]

Gestão de RH tem 1º encontro com auditório do SindiVarejista lotado


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. 1. Apresentação do encontro;: https://sindivarejistacampinas.org.br/painel/dbarquivos/dbanexos/apresentacaosindicatonovembrop.pdf
  2. 2. Resultado da dinâmica.: https://sindivarejistacampinas.org.br/painel/dbarquivos/dbanexos/colheitap.pdf
  3. Admissão, demissão e faltas foram discutidos no 6º Gestão de RH: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2313
  4. Dpto. Jurídico do SindiVarejista participa do 4º encontro do Gestão de RH: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2241
  5. Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2189
  6. Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno: https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=2142

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/conexao-empresarial/interacao-marca-ultimo-encontro-do-grupo-de-gestao-de-rh-2015-no-sindivarejista/