Home  > Notícias do Varejo  > Ainda dá tempo de destinar seu imposto para a cultura. Veja como!

Ainda dá tempo de destinar seu imposto para a cultura. Veja como!

Por meio da Lei Rouanet, o empresário pode aplicar seu imposto pago em projetos sociais. O Sindivarejista precisa desse apoio.

O comerciante que quiser destinar parte do seu imposto de renda para ser aplicado em projetos sócio culturais ainda tem a chance de contribuir com o “Festival Cultural Conexão Social”, que prevê a realização de atividades artísticas que visam valorizar a cultura local. O Conexão Social SindiVarejista tem trabalhado para captar recursos para o projeto que já foi aprovado pela Lei Rouanet – programa de incentivo fiscal ligado ao Ministério da Cultura.

As atividades oferecidas pelo Festival Cultural incluem palestras, oficinas, fóruns e uma exposição de encerramento – sempre gratuitos. “Nosso objetivo é promover ações que apontem a importância da valorização da identidade local”, afirmou a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges.

Aluna da EJA (Educação de Jovens e Adultos) participou da oficina de grafite em 2015. Foto: Adriano Rosa

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, ressalta que aprovar projetos como este, que fomentam a cultura e integração da sociedade, é uma ótima oportunidade para as empresas que têm interesse em apoiar o desenvolvimento local.

“A Lei Rouanet permite que o empresário aplique seu imposto, obrigatoriamente pago, a projetos de relevância social e cultural. Estamos empenhados em buscar parceiros para esse projeto. Acreditamos que assim, conseguimos dar significado aos impostos que pagamos.”

Seu imposto pode virar arte e cidadania

De acordo com dados do Ministério da Cultura, dos R$ 224 milhões disponibilizados pelo governo federal para Campinas entre 2011 e 2014, dentro da Lei Rouanet, apenas de 20% a 40% foram usados e aplicados em projetos culturais até o momento. O número baixo pode ser explicado pelo fato de a Lei Rouanet exigir que o apoio venha de empresas tributadas com lucro real de, no mínimo, R$ 50 milhões, o que diminui de forma significativa o número de interessados.

Oficina de grafite: uma amostra do Festival Cultural

Em 2015, o Conexão Social teve como principal trabalho, a oficina de grafite com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal Pierre Bohomme, na Vila Industrial. O projeto está ligado à proposta do “Festival Cultural” que visa promover o desenvolvimento da cidadania por meio da arte.

A oficina, que integrou 20 alunos, resultou na pintura de telas e na exposição itinerante “O Trabalho é uma Arte”, que já passou pelo Senac, Sesc, Fórum Trabalhista, seguindo para o  Paço Municipal, em dezembro, e depois para o MIS (Museu da Imagem e do Som). “Foi muito legal receber as telas no saguão do fórum. As pinturas permitiram que mais pessoas conhecessem esse trabalho realizado pelos estudantes”, afirmou a assistente da coordenadoria do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Silvana Souza Lopes.

Com a proposta de levar a arte como meio de transformação, a oficina envolveu alunos com as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual  e auditiva. Sob a orientação do artista plástico Gustavo Nénão, os alunos mergulharam no mundo do grafite.

As telas tiveram como ponto de partida a valorização do trabalho. O projeto é vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, da Amatra XV.

Entenda como participar

A Lei Rouanet funciona como uma renúncia fiscal: o governo abre mão de parte dos impostos para destinar a projetos culturais, esportivos ou sociais. Para as empresas que decidem dar apoio a essas ações – que vão desde edição de livros, peças de teatro, apresentações musicais até restauração de patrimônios históricos – não há custo algum. Elas apenas direcionam a aplicação do imposto pago. Você pode saber mais sobre o projeto do Conexão Social no site do Ministério da Cultura, com o código: PRONAC 1411123.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br