Home  > Notícias do Varejo  > Alunos da EJA têm primeiro encontro na oficina de grafite

Alunos da EJA têm primeiro encontro na oficina de grafite

Projeto é realizado pelo SindiVarejista com parceiros; alunos vão expôr seus grafites ao término dos encontros

O Conexão Social SindiVarejista iniciou nesta quinta-feira (3) a oficina de grafite com 20 alunos da EJA (Educação de Jovens e Alunos) Pierre Bonhomme, na Vila Industrial. As oficinas serão realizadas em mais três dias: 4, 9 e 10 de setembro, sob comando do artista plástico Gustavo Nénão, responsável por ensinar as técnicas de grafite aos alunos.

Nesta primeira manhã, foram passadas aos alunos as primeiras noções do grafite, como o funcionamento e manejo do spray, e também pedido aos participantes que fizessem seus primeiros desenhos para que Nénão conhecesse os traços, facilidades e dificuldades deles.

O encontro também teve a participação de Adriano Bueno, ligado ao movimento Rap em Campinas, que falou sobre a sua história e a do estilo musical. Bueno também apresentou aos alunos uma música do rapper Kamau, cuja a letra fala sobre aprendizado e trabalho, este último tema da oficina.

Os alunos também se apresentaram ao grupo e falaram sobre as motivações que os levaram a participar do encontro e as expectativas. “Já pichei e vim participar para saber a diferença entre grafite e pichação”, disse a estudante Vitória Telles Mario, de 16 anos.

"Quero aprender mais sobre desenho, que o Nénão me ensine as técnicas e o que ele sabe", disse outro aluno.

Na atividade cada aluno produzirá seu próprio grafite em uma tela e, após o término, vão expor as pinturas no SESC e em prédios públicos, como o Paço Municipal. Os estudantes têm têm idades entre 15 e 70 anos. Dois deles com deficiência intelectual e auditiva são acompanhados por um profissional destacado da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para auxílio.

O projeto é realizado pelo Conexão Social SindiVarejista e vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC), da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região), com apoio de parceiros, como o SESC e a própria escola que abriu as portas para o programa. O objetivo, além de promover a transformação e aprendizado aos alunos, é levar as temáticas “trabalho, justiça e cidadania” por meio da arte.

“Queremos mostrar a vocês que é possível ter prazer no aprendizado. Todos nós temos algo que gostamos de fazer e queremos despertar isso em vocês”, disse a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayma Saito.

Confira as fotos do primeiro dia de oficina:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br