Home  > Notícias do Varejo  > Alunos do EJA visitam sede do TRT em Campinas

Alunos do EJA visitam sede do TRT em Campinas

Cerca de 20 alunos de 29 escolas públicas de Campinas e Indaiatuba, acompanhados por seus professores, participaram da visita que teve apoio do Sindivarejista

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visitaram, na tarde da última terça-feira, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas. É a primeira vez que um grupo do EJA participa da atividade que costuma ser voltada a alunos do curso de direito. A visita faz parte do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)” desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra) que este ano contou com apoio do Sindivarejista, Sesc e Sebrae.

Ao todo, 20 estudantes acompanhados por professores e coordenadores estiveram na visita. Eles representaram alunos de 29 escolas públicas de Campinas e Indaiatuba que, desde o início do ano, estão passando por atividades onde estudantes trocam experiências com os magistrados. No mês passado, juízes visitaram duas escolas públicas de Indaiatuba onde contaram um pouco sobre suas trajetórias, além de darem explicações sobre direitos e deveres e tirarem dúvidas dos estudantes. É a primeira fez que escolas da cidade participam do projeto. O programa foi levado ao município por meio de uma parceira entre o Sindivarejista e a secretaria de Educação Municipal de Indaiatuba.

A coordenadora do projeto, a juíza do trabalho, Cristiane Rondelli, disse estar satisfeita com a presença dos alunos do EJA no TRT, já que a maioria trabalha o dia todo e isso sempre dificultou as visitas. “O TRT sempre está aberto a visitas. Foi uma alegria poder trazer os alunos e professores participantes do TJC para conhecerem de perto como é o dia a dia de um desembargador do Trabalho”, afirmou.

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, que também participou da visita, a atividade foi enriquecedora para a vida de todos. “Essa visita possibilita o encontro entre o mito, que é a figura de um juiz ou desembargador, e a sociedade, e vice e versa. Isso acaba sendo decisivo na vida de alunos que sonham em ser juízes e advogados”, ressaltou Sanae.

O passeio

Na visita, os alunos foram recebidos pelo desembargador, vice-presidente judicial e presidente regimental da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) Henrique Damiano. Ele fez uma breve apresentação do Plenário e das sessões que lá acontecem. Em seguida, o desembargador, presidiu uma sessão de Dissídios Coletivos para que os alunos e professores pudessem acompanhar e entender como a sessão ocorre. Uma delas ocorreu por vídeo conferência, que segundo o desembargador será cada vez mais frequente no tribunal.

Os alunos também conheceram biblioteca da Escola Judicial Délio Maranhão, localizada no 3º andar do edifício-sede. Eles foram recebidos pela servidora Mônica de Oliveira Jurgensen, que explicou as funcionalidades do local. Lá, tiveram explicações sobre o acervo e também sobre consultas públicas.

No final da visita os alunos do EJA foram recepcionados pelo presidente do TRT-15, desembargador Flavio Alegretti de Campos Cooper, em sua sala, no 15º andar do edifício. O magistrado fez um bate-papo com os estudantes e respondeu perguntas. Ao final, Cooper agradeceu pela visita e elogiou a iniciativa do TJC e de seus parceiros SindiVarejista, Sesc – representado por Evandro Ceneviva e Vilma de Marchi – e Sebrae – representado por José Carlos Cavalcante e Tais  Fernanda Camargo Antonio.

Leia também

Alunos do Programa TJC visitam a sede do TRT-15


Alunos do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” visitam a sede do Tribunal

Escolas públicas de Indaiatuba recebem visitas de juízes


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br