Home  > Notícias do Varejo  > Amatra XV, Sindi e parceiros fazem capacitação com professores

Amatra XV, Sindi e parceiros fazem capacitação com professores

SindiVarejista apresentou case do Gestão de RH no Varejo como forma de valorizar as relações de trabalho para 300 professores da EJA na região

O SindiVarejista participou, na noite da última quarta-feira, 15, da capacitação de professores da região de Campinas, que, ao longo deste ano, farão parte do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª região (Amatra XV) em parceria com o sindicato, Sebrae, Sesc e Senac.

A coordenadora do Projeto Conexão Social SindiVarejista, Edna Borges, apresentou um case de sucesso da entidade (grupo de Gestão de RH) que a cada ano reúne um maior número de varejistas participantes para discutirem normas trabalhistas e evitarem problemas com a Justiça do Trabalho.

A apresentação do SindiVarejista aconteceu no segundo dia da capacitação dos professores. Cerca de 300 educadores das cidades de Campinas, Vinhedo, Paulínia, Indaiatuba e Valinhos participaram da qualificação.

Foco do programa

O programa é voltado aos docentes de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, dessas cidades.

A intenção nesse primeiro encontro, que teve dois dias de duração, foi passar noções básicas de direitos humanos, do trabalho, da criança e do adolescente, ética e cidadania para que os professores compartilhem informações com os alunos em sala de aula e elaborem trabalhos envolvidos com o tema.

Capacitação

A capacitação dos professores aconteceu na faculdade Unisal – Liceu Salesiano de Campinas. Além das entidades e professores envolvidos, alunos do curso de direito da faculdade participaram das apresentações.
Ao todo foram quatro temas divididos em painéis nos dois dias de capacitação. No primeiro dia, 10 de abril, os temas abordados falaram de trabalho infantil e acidente de trabalho. Já, na última quarta-feira os temas abordados foram solução de conflitos no trabalho e o acesso à Justiça.

Exposição do SindiVarejista

A coordenadora do Projeto Conexão Social SindiVarejista, Edna Borges, dentro do tema resolução de conflitos trabalhistas, levou as experiências do sindicato com o grupo Gestão de RH no Varejo que, neste ano, discute a importância de a empresa ter um Regimento Interno para evitar conflitos e embates entre o empregado e o empregador, como uma forma de valorizar as relações de trabalho e evitar problemas com a Justiça.
“É preciso ter transparência, deixando claro o que todos querem. Reestabelecer as relações entre as pessoas. Precisamos pensar como estamos nos relacionando”, disse Edna em sua apresentação.

A fala da coordenadora do SindiVarejista sobre as dificuldades de comunicação na empresa vai na mesma direção do objetivo do TJC, que é levar até os alunos noções de direitos humanos, especialmente que envolvam crianças e adolescentes, além de conhecimento sobre ética, direito e trabalho.

No mesmo bloco de debates, a desembargadora do TRT-15 Gisela Rodrigues de Araújo e Moraes também falou das falhas de relacionamento nas empresas e do projeto que o Tribunal tem desenvolvido para que haja conciliação nos processos trabalhistas, ao invés de se arrastarem por anos.

O encontro teve também a participação de outros juízes que contaram suas experiências com o TJC. A juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Belém – TRT 8ª Região, Maria Zuíla Lima Dutra, deu depoimento do que os magistrados têm encontrado nas escolas do Norte do país, como violação das leis do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por práticas de trabalho infantil.

Também mostraram suas experiências com o projeto, a juíza da 2ª Vara do Trabalho de Piracicaba, Adriene Sidnei David Diamantino, que desenvolve ações nesta cidade, e o procurador do Ministério Público do Trabalho do Ceará, Antonio de Oliveira Lima, que também realiza projeto semelhante de combate ao trabalho infantil.

Também houve participação da analista de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP, Maria Paula de Castro Santos e Heitor Guizzo, professor do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Prefeitura de Campinas.

Resultado da Capacita&cccedil;ão

O presidente da Amatra XV, Luís Rodrigo Fernandes Braga, afirmou que os painéis de discussão foram importantes para que os professores estejam preparados para levar essas noções até os alunos. “Esse é um momento muito importante porque vamos plantar a semente. Os professores são os difusores dessas ideias”, disse.

A partir da capacitação encerrada na quarta, os professores receberão kits com materiais sobre trabalho e ética para discutirem com os alunos. Essa é uma forma de os estudantes se prepararem para receber a visita dos juízes nas escolas, uma outra etapa do projeto.

Programa continua com outras frentes

Além das noções de direito adquiridas pelos professores e que será repassada em sala de aula, os alunos participarão de uma série de atividades ao longo deste ano que envolve noções de consumo sustentável, educação financeira e empreendedorismo. Todas as ações são promovidas pelas entidades envolvidas na parceria que dividiram os temas em diferentes frentes.

Ao todo são três frentes de trabalho divididas entre os parceiros que organizarão as atividades por tema e turma de aluno. O Conexão Social, projeto do SindiVarejista, vai levar aos alunos o tema “Orçamento Familiar e Sustentabilidade” por meio de apresentação de peça de teatro, cartilha do orçamento familiar e também de oficinas.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br