Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social: alunos participam de experiência musical no MIS

Conexão Social: alunos participam de experiência musical no MIS

Turma de cerca de 60 alunos da EJA ouviram e tocaram os instrumentos feitos com material reciclado e realizaram uma visita guiada ao museu

Por meio do apoio e articulação do Conexão Social SindiVarejsta, duas turmas de alunos da escola Pierre Bonhomme participaram na última sexta-feira (14) e na manhã desta terça-feira (18)  do projeto Experimenta Som, no MIS (Museu da Imagem e do Som).

A atividade reuniu cerca de 60 estudantes da EJA (Educação para Jovens e Adultos) que vivenciaram uma experiência sonora com instrumentos construídos com materiais reciclados pelo músico Ricardo Botter Maio.  O encontro também propiciou aos alunos do Ensino Fundamental da EJA conhecerem o Palácio dos Azulejos onde funciona o museu, aprendendo sobre a história do local por meio de uma visita guiada. O próximo encontro com o terceiro grupo está marcado para dia 26, às 14h30.

Parceiros do SindiVarjista, como a Amatra XV e o gerente do Sesc, Hideki Yoshimoto, também estiveram presentes na noite de sexta e até um grupo de pessoas que passava pela calçada, e ouviu o som que ecoava do museu, animou-se em participar, juntando-se aos estudantes.

O Experimenta Som tem por objetivo e conteúdo demonstrar as imensas possibilidades sonoras dos materiais e sucatas que, afinados, reproduzem harmonias e melodias diferenciadas. Os instrumentos foram montados em formato circular o que permite que, em sua apresentação, o músico circule pelas seções de cordas (paus de corda), marimbas de cerâmica e madeira, tubos de pvc, canos de ferro, garrafas de vidro com água, pedaços de azulejos, molas e sopro, além de uma palmilha de sapato usada para “batucar” e gerar sonoridade surpreendente.

Ao final da apresentação, os alunos experimentaram os instrumentos junto com o músico e conversaram com Ricardo para compreender como ele iniciou o trabalho. “Eu achei o máximo. Toco bateria e outros instrumentos e fiquei surpreso com os sons desses materiais”, disse o aluno Paulo André do Nascimento, de 24 anos.

O professor de Artes Rodrigo Neres, que acompanhou a visita, ressaltou a importância da viv&ecircecirc;ncia dos alunos em atividades fora da sala de aula. “Uma coisa é explicarmos a eles a teoria. Outra coisa, muito diferente, é mostrar presencialmente como as coisas são na prática”, disse.

Para a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges, um dos objetivos do Conexão é realizar a articulação de REDES e favorecer o diálogo entre os diferentes agentes da sociedade.

“Como os alunos estudam à noite, muitas vezes não têm a oportunidade de conhecer um lugar t&aatilde;o rico e repleto de história. Acrescentar a tudo isso à vivência num trabalho como o do Ricardo é uma oportunidade fantástica”, disse.

Experimenta Som

Os instrumentos foram criados por Ricardo Botter Maio a partir de 2005 em função de aulas de musicalização para crianças com deficiências diversas em três instituições de Campinas, procurando facilitar a execução com respostas rápidas e harmônicas dos usuários. A partir dessa experiência, eles foram unidos e projetados para soarem numa performance que traz uma música suave, surpreendente e livre.

Leia também:
Conexão Social: grafiteiro faz palestra com professores do EJA em Campinas

 

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 / (19) 9 9641-6432
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br