Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social, Sebrae e Amatra fazem projeto com EJA Vinhedo

Conexão Social, Sebrae e Amatra fazem projeto com EJA Vinhedo

Cerca de 700 alunos da Rede Municipal participarão de atividades ao longo do ano voltadas para educação sustentável e financeira, direitos e cidadania e empreendedorismo

A parceria entre Conexão Social SindiVarejista, o Sebrae-Campinas e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª região (Amatra XV) vai levar, ao longo deste ano, uma série de atividades sobre consumo sustentável e educação financeira, direitos e cidadania e empreendedorismo aos cerca de 700 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Vinhedo. O acordo foi realizado no começo desta semana durante uma reunião com a secretária de Educação de Vinhedo, Claudineia Vendemiatti, que aprovou o projeto apresentado.

Um cronograma está sendo elaborado com as datas das atividades que acontecerão ao longo deste ano. Entre as ações destacam-se oficinas, apresentação de peça de teatro e visita de juizes nas escolas e dos alunos ao prédio do Tribunal Regional do Trabalho em Campinas (TRT 15ª Região). Os estudantes beneficiados com as ações extracurriculares são das escolas Professor André Franco Montoro e Centro Municipal Supletivo de Vinhedo (Integração). As atividades ocorrerão nos horários normais das aulas e serão iniciadas ainda neste primeiro semestre.

As Frentes de Trabalho

Serão três frentes de trabalho divididas entre os parceiros que organizarão as atividades por tema e turma de aluno. Todos terão acesso aos temas. O Conexão Social vai levar aos alunos o tema “Orçamento Familiar e Sustentabilidade” por meio de apresentaç&atildeatilde;o de peça de teatro, cartilha do orçamento familiar e também de oficinas.

“Esses temas são bastante atuais, principalmente pelo momento que o país está passando. Além de crise econômica com os preços dos alimentos lá em cima, estamos enfrentando uma crise hídrica, que apesar das chuvas, ainda não acabou e vai levar anos para melhorar. Então ensinar, por meio de atividades, vai criar uma consciência e os alunos vão levar o que aprenderam para dentro de casa, para o convívio da família. Isso é a mudança de atitude que esperamos que aconteça. Aos poucos cada um fazendo a sua parte”, afirmou a presidente do SindiVarejista Sanae Murayama Saito.

O Sebrae vai aplicar a oficinas de empreendedorismo com o tema “Cultura do Empreendedorismo”. A atividade desenvolve e incentiva práticas empreendedoras como a iniciativa, a persistência, o comprometimento, e a importância do planejamento de um negócio, além do comportamento empreendedor. A analista de cultura empreendedora do Sebrae, Maria Paula de Castro Santos, explicou que a atividade dada em sala de aula é didática e apresentada de forma lúdica com o uso de jogo de tabuleiros.

Fechando as frentes, a juíza titular do Trabalho (TRT 15ª Região) e diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA XV, Cristiane Rondelli, explicou como funciona as atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) que ela coordena e que será dado aos alunos da EJA. “Primeiro iremos trabalhar com os professores o tema de nossas cartilhas sobre direitos e deveres dos cidadãos. Essas cartilhas serão trabalhadas por eles, em sala de aula. Na sequência, juízes farão visitas aos alunos para passar mais informações além das que foram apresentadas em sala de aula pelos professores, além e trocar experiências. Depois é realizada uma visita dos alunos ao Tribunal Regional do Trabalho em Campinas”, explicou Cristiane. O encontro com os professores já irá acontecer em abril.

“No ano passado fizemos esse mesmo trabalho com as turmas do EJA em Indaiatuba. Lá a quantidade de estudantes era menor. Agora estamos ampliando a atuação deste trabalho em parceria com o município de Vinhedo”, explicou a coordenadora do Conexão Social SindiVarejista, Edna Borges.

Além da secretária de Educação, a gerente da EJA Vinhedo, Elaine Cristina Vieira Ferraz e a ex-coordenadora da EJA e atual gerente do Ensino Fundamental II, Aparecida Glorete Soares, participaram da reunião e aprovaram o projeto. “São temas importantes e que complementam o Projeto Mundo do Trabalho, adequado ao cotidiano e às necessidades da vida adulta”, afirmou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Luciana Félix – (19) 3775-5560
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br