Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social Sindivarejista abre encontro da Amatra

Conexão Social Sindivarejista abre encontro da Amatra

As práticas do consumo sustentável foram dramatizadas na abertura do evento da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região nesta 6ª-feira

O Conexão Social Sindivarejista apresentou na manhã desta sexta-feira, dia 04, o “Teatro do Orçamento familiar”, na abertura do 4º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). O evento acontece de 4 a 11 de abril em Campinas, no Auditório Bento XVI da Unisal/Liceu Salesiano.

As práticas do consumo sustentável dramatizadas pelo grupo de teatro Troupe Trotte apresentaram parte do programa Conexão Social Sindivarejista, que desde 2006 é realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região.

Antes da apresentação da peça a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, apresentou um breve histórico da atução do sindicato com o projeto Conexão Social Sindivarejista lançado em 2006. "Temos trabalhando nos últimos anos com a valorização da memoria do varejista e sua relação com o desenvolvimento local. Com isso as pessoas percebem a importância de um comércio forte e todas as conexões que ele estabelece no seu entorno", afirmou.

A plateia era formada por professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Campinas, juizes do trabalho da 15ª Região, desembargadores e outros magistrados.

A peça

De acordo com a presidente do sindicato o objetivo é chegar ao alcance de toda a comunidade com uma linguagem simples de consumo consciente. “As crianças e os jovens são os maiores motivadores das boas práticas da família. Essa foi a forma que nós encontramos de falar sobre orçamento familiar, que na prática é o equilíbrio econômico, para o pequeno varejista, para o consumidor e para toda a família”, explicou Sanae.

O Conexão Social Sindivarejista já chegou a milhares de crianças e adultos em seus oito anos de atuação. De acordo com a coordenadora do projeto, Edna Borges, o projeto foi retomado em Indaiatuba no início de 2014, em parceria com o Sebrae e a Amatra, e já tem novas apresentações previstas para os dias 8 e 16 de abril em Indaiatuba.

Multiplicação na rede de ensino

No dia 8, terça-feira, a apresentação será voltada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Indaiatuba. No dia 16, o “Teatro do Orçamento Familiar” será apresentado aos coordenadores do Ensino Fundamental, com o objetivo de multiplicar o tema junto aos professores da rede municipal.

“Os temas serão levados pelos professores nas suas atividades escolares já desenvolvidas em aula. Isso é muito importante para a multiplicação das boas práticas que o Conexão Social divulga e estimula”, afirma Edna.

Teatro profissional

A Troupe Trotte foi criada em 1994 pelo ator, jornalista, diretor e professor Hugo Vidal, que realiza trabalhos lúdico-didáticos em escolas, empresas e campanhas promocionais. No “Teatro do Orçamento Familiar” os atores Rodrigo Olavrack e Letícia Frutuoso representaram o Professor Gastão e a Professora Poupança, respectivamente.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;