Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social recebe prêmio com projeto ‘Grafite na Escola’

Conexão Social recebe prêmio com projeto ‘Grafite na Escola’

A ação foi desenvolvida em 2015 com 20 alunos da rede pública.

oficinagrafitecapaO projeto ‘Grafite na Escola’ desenvolvido pelo Conexão Social SindiVarejista, dentro do programa da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região) com os alunos da escola municipal Pierre Bohomme, em Campinas, foi vencedor da 7ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2016. A ação foi desenvolvida em 2015 com 20 alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e venceu a categoria ‘Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)’. O prêmio foi entregue na noite de quinta-feira (24/11) no Rio de Janeiro.

A iniciativa foi realizada com o grafiteiro e artista plástico Gustavo Nénão que desenvolveu oficinas com os estudantes que têm as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva.

Confira  aqui vídeo-documentário sobre o projeto

premioanamatra9Durante dois meses, os alunos mergulharam no mundo do grafite por meio de palestras e aulas práticas. No final, eles aprenderam a arte da grafitagem e produziram juntos 16 painéis que se transformaram na exposição “O Trabalho é uma Arte” que percorreu cinco espaços públicos de Campinas sendo visitada por cerca de 100 mil pessoas.

O projeto premiado é vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, da Amatra XV teve apoio da secretaria de Educação entre outros parceiros, com a proposta de levar os conceitos de trabalho, justiça e cidadania aos alunos por meio da arte.

A cerimônia aconteceu no Museu de Arte do Rio de Janeiro e contou com a participação de presidentes das Amatras, magistrados de diversas Regiões, entre outras autoridades.

O objetivo da premiação é valorizar ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas no Brasil qpremioanamatra6xxue estejam comprometidas com a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2016 distribuiu um total de 60 mil reais. Além da premiação em dinheiro, o vencedor em cada categoria/subcategoria recebeu a estatueta inspirada no “Cilindro de Ciro”.

premioanamatra3x

Conexão em 2017

Em 2017 o Conexão Social SindiVarejista vai lançar a 1ª edição do “Festival Cultural Conexão Social”. O projeto que foi aprovado em 2014 pela Lei Rouanet e este ano conseguiu o importante patrocínio da concessionária CCR Autoban prevê ações culturais em Campinas com objetivo de promover atividades artísticas com foco na participação popular, no diálogo e na transformação da realidade valorizando e divulgando a arte de rua. O festival será composto de atividades oferecidas gratuitamente à população como palestras e oficinas.

O Conexão Social ainda está em busca de novos patrocinadores, além da CCR. O apoio ao projeto é dentro da lei federal de incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. Qualquer empresa ou pessoa física pode colaborar com a iniciativa. Para participar, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir por meio de repasse de parte de impostos pagos ao governo. Para empresas, o montante que pode ser investido é de até 4% do imposto devido; e para pessoas físicas, ele chega até 6% do imposto devido. Ou seja, o governo abre mão de receber e esse valor é repassado para apoiar as atividades do Festival.

Para mais informações: atendimento@sindivarejistacampinas.org.br

premioanamatra8