Home  > Notícias do Varejo  > Paço Municipal de Campinas recebe exposição de grafite

Paço Municipal de Campinas recebe exposição de grafite

Painéis pintados durante projeto ficarão no Paço Municipal durante o mês de dezembro.

A exposição “O trabalho é uma arte” desenvolvida pelo SindiVarejista e parceiros irá abrir a série de eventos que marcam o dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Campinas. Os 16 painéis produzidos pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), durante oficina de grafite, serão expostos a partir do dia 03 de dezembro no Paço Municipal. A mostra já foi vista por dezenas de pessoas que passaram pelo Senac e pelo Fórum Trabalhista.

Os painéis foram grafitados por alunos jovens e adultos da rede pública durante oficina sob a orientação do artista plástico campineiro Gustavo Nénão. A oficina foi fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto Conexão Social SindiVarejista, com um grupo de 20 alunos – entre 15 e 66 anos –  da escola municipal Pierre Bonhomme, na Vila Industrial. Com as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva, os estudantes mergulharam no mundo do grafite por meio de palestras e da oficina dividida em quatro encontros.

Na sequência, de 3 a 5 de dezembro, os eventos acontecerão em parceria com o Sesc. Haverá o festival de Basquete em Cadeira de Rodas e o Kung Fu adaptado. Além disso, está na programação do dia 5, a apresentação da Cia. de Dança Humaniza, que é um projeto de inclusão social formado por pessoas com e sem deficiência e o lançamento do livro de Keyla Ferrari, idealizadora do projeto.

E por último, no dia 14, acontece a abertura da Exposição “Autoretrato”, resultado de um projeto piloto realizado em parceria com o Centro Cultural Louis Braille chamado “Autoretrato”, com 20 oficinas realizadas com pessoas com deficiência visual, ao longo do segundo semestre de 2015. Os módulos temáticos foram ministrados por Afrânio Montemurro (Artista e Ceramista), Marta Bartira Meirelles (Psicóloga Social e Dançarina), Isabelle Ferrão Marques (Artista Plástica) e Odila Fonseca ( Master of Coach – Literatura) e resultaram em um rico material de peças de cerâmica, fotografia, textos e outras formas de arte que serão expostas.

Fonte: Prefeitura de Campinas e Assessoria de Imprensa do SindiVarejista

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br