Home  > Notícias do Varejo  > Juízes visitam escolas públicas de Indaiatuba

Juízes visitam escolas públicas de Indaiatuba

Conexão Social Sindivarejista em parceria com Secretaria de Educação leva dois juízes para conversarem com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas públicas de Indaiatuba terão, na próxima segunda e terça-feira, uma aula bem diferente da usual. Eles receberão a visita de dois juízes para um bate papo informativo sobre noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, do consumidor, ética e cidadania.

As visitas ocorrerão no período da noite. Na segunda-feira, 15, às 20h, na Escola Municipal Aúrea Moreira da Costa, receberá a juíza do Trabalho de Americana, Natália Scassiotta Neves Antoniassi. E, na terça (16), às 19h30, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Leonel José Vitorino Ribeiro receberem o também juiz do Trabalho de Sorocaba Bernardo Moré Frigeri.

A visita dos magistrados faz parte do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)” desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra). O projeto chegou até o munícipio por meio de uma parceria entre o Projeto Conexão Social Sindivarejista e a Secretaria de Educação Municipal. “Esse projeto é bem conhecido nas escolas de Campinas. Todo ano acontece. Por meio da parceira conseguimos levá-lo para ser trabalhado em Indaiatuba”, explicou a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges.

Essa aproximação dos juízes com os alunos é a segunda etapa do projeto que foi iniciado no começo do ano com os professores. “Ele tem três momentos: o primeiro foi a capacitação dos professores que receberam material sobre os direitos e deveres e foi trabalhado em sala de aula; o segundo são as visitas que servem para tirar dúvidas e, o último, é como uma formatura onde os alunos apresentam, de forma artística e criativa, o aprendizado desenvolvido durante as atividades”, explicou Edna.

Para a juíza e coordenadora do TJC da região, Cristiane Rondelli, as visitas são fundamentais no programa. “É a parte mais gratificante deste trabalho. Nela acontece uma troca muito interessante. Para os alunos, que quebram paradigmas, para eles nascemos juízes. E, para nós, que enxergamos melhor a realidade”, afirmou.
A juíza ainda disse que os magistrados esclarecem dúvidas do conteúdo trabalhado em sala de aula. “As visitas às escolas, além de propiciarem a aproximação dos magistrados, alunos e educadores, deixa claro o interesse de todos por informações relacionadas aos direitos trabalhistas e à atuação do poder judiciário.”
Além de questões aprendidas em sala de aula, os magistrados mostram como fizeram para chegar ao ponto alto da profissão. “Acredito que a nossa presença consegue passar como é importante estudar. Contamos que passamos por concursos muito difíceis, mas é preciso ter foco e, estudar, é fundamental. Eles já são diferenciados porque estão correndo atrás disso”, analisou.

O encerramento do programa acontecerá no dia 11 de novembro quando os alunos irão se apresentar numa espécie de formatura. Nessa mesma data acontecerá o encerramento das atividades deste ano do Conexão Social, que contará também com a presença do Sebrae Campinas e do Sesc que fará uma apresentação cultural.

O Programa

O “Trabalho, Justiça e Cidadania” tem como objetivo a construção da cidadania por meio de palestras sobre noções básicas de direitos fundamentais, de direito do trabalho, direito da crianças e adolescentes, direito penal, do consumidor, ética e cidadania. Assim, membros do ministério público, advogados, professores e servidores do judiciário vão até as escolas e promovem a aproximação do poder judiciário com a população, principalmente com as comunidades escolares. Além de palestras, são promovidos cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita por meio do programa.

AGENDE-SE PARA AS PRÓXIMAS PALESTRAS DO SINDIVAREJISTA

Lei de Incentivo Fiscal no dia 16

‘Gestão de RH’ fala sobre Demandas Trabalhistas dia 17

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br