Juízes visitam escolas públicas de Indaiatuba

by Webmaster | 12/09/2014 11:22

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas públicas de Indaiatuba terão, na próxima segunda e terça-feira, uma aula bem diferente da usual. Eles receberão a visita de dois juízes para um bate papo informativo sobre noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, do consumidor, ética e cidadania.

As visitas ocorrerão no período da noite. Na segunda-feira, 15, às 20h, na Escola Municipal Aúrea Moreira da Costa, receberá a juíza do Trabalho de Americana, Natália Scassiotta Neves Antoniassi. E, na terça (16), às 19h30, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Leonel José Vitorino Ribeiro receberem o também juiz do Trabalho de Sorocaba Bernardo Moré Frigeri.

A visita dos magistrados faz parte do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)” desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra). O projeto chegou até o munícipio por meio de uma parceria entre o Projeto Conexão Social Sindivarejista e a Secretaria de Educação Municipal. “Esse projeto é bem conhecido nas escolas de Campinas. Todo ano acontece. Por meio da parceira conseguimos levá-lo para ser trabalhado em Indaiatuba”, explicou a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges.

Essa aproximação dos juízes com os alunos é a segunda etapa do projeto que foi iniciado no começo do ano com os professores. “Ele tem três momentos: o primeiro foi a capacitação dos professores que receberam material sobre os direitos e deveres e foi trabalhado em sala de aula; o segundo são as visitas que servem para tirar dúvidas e, o último, é como uma formatura onde os alunos apresentam, de forma artística e criativa, o aprendizado desenvolvido durante as atividades”, explicou Edna.

Para a juíza e coordenadora do TJC da região, Cristiane Rondelli, as visitas são fundamentais no programa. “É a parte mais gratificante deste trabalho. Nela acontece uma troca muito interessante. Para os alunos, que quebram paradigmas, para eles nascemos juízes. E, para nós, que enxergamos melhor a realidade”, afirmou.
A juíza ainda disse que os magistrados esclarecem dúvidas do conteúdo trabalhado em sala de aula. “As visitas às escolas, além de propiciarem a aproximação dos magistrados, alunos e educadores, deixa claro o interesse de todos por informações relacionadas aos direitos trabalhistas e à atuação do poder judiciário.”
Além de questões aprendidas em sala de aula, os magistrados mostram como fizeram para chegar ao ponto alto da profissão. “Acredito que a nossa presença consegue passar como é importante estudar. Contamos que passamos por concursos muito difíceis, mas é preciso ter foco e, estudar, é fundamental. Eles já são diferenciados porque estão correndo atrás disso”, analisou.

O encerramento do programa acontecerá no dia 11 de novembro quando os alunos irão se apresentar numa espécie de formatura. Nessa mesma data acontecerá o encerramento das atividades deste ano do Conexão Social, que contará também com a presença do Sebrae Campinas e do Sesc que fará uma apresentação cultural.

O Programa

O “Trabalho, Justiça e Cidadania” tem como objetivo a construção da cidadania por meio de palestras sobre noções básicas de direitos fundamentais, de direito do trabalho, direito da crianças e adolescentes, direito penal, do consumidor, ética e cidadania. Assim, membros do ministério público, advogados, professores e servidores do judiciário vão até as escolas e promovem a aproximação do poder judiciário com a população, principalmente com as comunidades escolares. Além de palestras, são promovidos cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita por meio do programa.

AGENDE-SE PARA AS PRÓXIMAS PALESTRAS DO SINDIVAREJISTA

Lei de Incentivo Fiscal no dia 16

‘Gestão de RH’ fala sobre Demandas Trabalhistas dia 17

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/conexao-social/juizes-visitam-escolas-publicas-de-indaiatuba/