Home  > Notícias do Varejo  > Oficina com materiais recicláveis encerra a Semana Conexão Social Sindivarejista

Oficina com materiais recicláveis encerra a Semana Conexão Social Sindivarejista

Oficina realizada na manhã de sábado (25/09) com o artista plástico Warner Reis a partir do conceito de Arte e Sustentabilidade marcou o encerramento da Semana Conexão Social

A oficina Arte e Sustentabilidade, realizada na manhã de sábado (25/09) pelo artista plástico Warner Reis, marcou o encerramento da Semana Conexão Social Sindivarejista, que aconteceu de 20 a 25 de setembro na região do Ouro Verde. A atividade envolveu alunos, familiares (mães, pais, avós) e professores, na Escola Municipal Carmelina de Castro Rinco, que aprenderam a confeccionar móbilis decorativos com materiais recicláveis como papel e garrafa pet. Organizados e mobilizados, ninguém ficou parado. A oficina teve participação de todos que compareceram.  

Já acostumada a fazer trabalhos manuais, a professora Adriana Melo, do 1º ano do Ensino Fundamental, demonstrava interesse. “Fiquei admirada com a bola, tudo é muito interessante”, observou a professora que vai aproveitar o que aprendeu para ensinar as crianças em sala de aula. Irmã da aluna Daniele, do 3º ano, Daniela Marinho dos Santos também participou confeccionando um peixe. “Para mim foi uma novidade”, admitiu.

Maria Emília dos Santos, que levou a neta Yzadora, do 1º ano, para participar da oficina, também quis aprender a transformar garrafas pet em objetos de decoração. Ela contou que a partir de agora dará ao material reciclável um novo destino. “Sempre guardava e não fazia nada. “Quero usar o peixe para enfeitar o quarto”, planejou a avó. Pai de Anderson e Jaqueline, do 3º ano, Edson Pereira Costa confessou que sempre jogava as garrafas no mato. “Agora vou começar a guardar e transformar e em outras coisas. Vou reaproveitar”, garantiu.

Para o artista plástico Warner Reis, além de integrar alunos, familiares e professores, a oficina também conscientizou os participantes sobre a importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente. “O lixo descartável já fez ou vai fazer cem anos, mas a onda só está começando a se fazer agora”, concluiu.

Programação 

A Semana Conexão Social reuniu também palestras destinadas a alunos, professores e varejistas da região do Ouro Verde com o objetivo de integrar a comunidade local e promover o seu desenvolvimento a partir dos conceitos de educação para a sustentabilidade.

A programação teve início na segunda-feira (20/09) com o lançamento do vídeo-documentário “Memória do Varejo: Jardim Aeroporto” – (veja aqui o documentário), na Escola Municipal André Tosello, com depoimentos das varejistas Ângela Maria de Souza Lima e Lourdes Santos da Silva. O evento contou com a presença da Coordenadora do Senac Campinas, Fátima Colevate, e da presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito. Na mesma noite, alunos, professores e comerciantes também assistiram à palestra do Senac Campinas sobre Redes Sociais.

 

Dia da Árvore

Na terça-feira, quando se comemorou o Dia da Árvore, alunos e professores das Escolas Municipais André Tosello e Carmelina de Castro Rinco aprenderam a fazer mini sacolas e brinquedos com garrafas pet, canudos e papéis durante as oficinas de materiais recicláveis. Quem não participou das oficinas poderá aprender a produzir a sacola e o barco assistindo a um vídeo, que em breve estará no site www.conexaosocial.org.br . Além das oficinas, quem esteve à noite na Escola André Tosello teve a oportunidade de assistir à palestra da nutricionista Rosana Maria Nogueira, da Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), sobre como se alimentar melhor gastando menos.

 

A programação prosseguiu na quarta-feira, na Escola André Tosello, com uma palestra da Emdec. O evento marcou o Dia Mundial “Na cidade sem meu carro”. Na quinta-feira, a mesma escola recebeu dois palestrantes do Senac Campinas, que abordou os temas Vitrinismo e decoração do comércio/casa” e “Atendimento diferenciado no varejo”.