Home  > Notícias do Varejo  > Palestra do Conexão Social Sindivarejista lota plenário da Câmara

Palestra do Conexão Social Sindivarejista lota plenário da Câmara

Plenário da Câmara Municipal ficou lotado de jovens aprendizes do programa Aprendiz Legal que assistiram palestra sobre Sustentabilidade promovida pelo Projeto Conexão social Sindivarejista

O plenário da Câmara Municipal de Campinas ficou lotado de jovens aprendizes do programa Aprendiz Legal que assistiram na manhã da última quinta-feira, dia 16, a palestra sobre Sustentabilidade promovida pelo Projeto Conexão social Sindivarejista.

A apresentação foi ministrada pela coordenadora do Conexão Social, Edna Borges. Antes da palestra, a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, falou com os jovens, com idades entre 15 e 22 anos, sobre a importância da busca pelo conhecimento.

"Conhecimento nunca é demais, leiam e se interessem pelos mais diversos temas. Além disso saber aonde quer chegar é muito importante. Uma dica é começar a traçar metas nas vidas de vocês. Podem começar com pequenos objetivos a serem alcançados em períodos curtos. Como para daqui a um mês, três, um semestre e com isso planejem suas conquistas". Sanae citou como exemplo o atual presidente da distribuidora de energia Elektro, Marcio Fernandes, que começou a trabalhar ainda adolescente como empacotador das Casas Pernambucanas e hoje é um executivo extremamente importante.

Palestra

A coordenadora do Conexão Social, Edna Borges, começou a apresentação desafiando os adolescentes a responderem o que é Sustentabilidade e na sequência foi incitando os jovens a participarem da apresentação. A especialista comentou sobre os problemas da atualidade, principalmente referente a falta d´água. O tema gerou bastante discussão já que parte dos jovens moram em bairros onde já está havendo racionamento.

"A sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades da geração presente sem afetar as gerações futuras. Esse é o conceito de sustentabilidade. Para ter o suficiente para todo mundo sempre. Nos sempre tivemos abundância de água, mas agora estamos numa crise. A gente acostumou a usar além do suficiente, sempre abusamos. Agora dezenas de bairros estão sem água. Por isso é importante entender que nossas ações implicam na vida de outra pessoa. E, consequentemente na vida de todos", explicou.

A coordenadora ressaltou a importância de criar o senso de responsabilidade. "quot;Temos que parar de ficar esperando pelo outro. Comece hoje a tomar suas atitudes. Seja responsável pelo que você gera.  A responsabildiade nos leva a ação, a culpa nos imobiliza. É preciso ter um esforço coletivo", analisou. A palestra teve duração de 1h30.

No mês passado a mesma palestra foi apresentada no plenarinho da Câmara. A ação foi realizada por meio de uma parceria com a Escola do Legislativo (Elecamp) que desde o início do ano oferece cursos de capacitação e qualificação a servidores do legislativo e também de órgãos conveniados.


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br