Home  > Notícias do Varejo  > Prefeito de Campinas abre exposição Conexão Social Sindivarejista no Ouro Verde

Prefeito de Campinas abre exposição Conexão Social Sindivarejista no Ouro Verde

Hélio de Oliveira Santos parabeniza o trabalho do Sindivarejista

Hélio de Oliveira Santos parabeniza o trabalho do Sindicato com a comunidade local e diz que o projeto serve como modelo para a humanização do espaço

A exposição do projeto Conexão Social Sindivarejista foi aberta hoje, às 10h, pelo prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, que considerou a iniciativa um marco para a História do bairro Ouro Verde, em Campinas. As fotos produzidas pelas crianças de 5ª e 6ª séries da Escola Municipal André Tosello, no Jardim Aeroporto, enfeitam agora os gradis do Terminal Ouro Verde e fazem parte da primeira etapa de revitalização do local. O êxito de todo o projeto de educação para a sustentabilidade e de resgate da memória do varejo, iniciado em 2009 pelo Sindivarejista, pode ser visto até dia 12 de outubro na exposição realizada pelo Sindivarejista Campinas, juntamente com SESC Campinas e EMDEC.

Para Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista e idealizadora do projeto Conexão Social, o evento mostra a real importância do varejo para a História desta comunidade. “É importante resgatar a História do bairro porque um povo sem História não tem força. E a força deste comércio trouxe desenvolvimento para a região do Ouro Verde”, disse Sanae à platéia composta por moradores, alunos, professores, usuários do terminal e políticos, entre eles Demétrio Vilagra, vice-prefeito de Campinas e presidente da Ceasa do município, Sérgio Torrecillas, secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), e Rui Rabelo, secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, além do próprio prefeito Hélio de Oliveira Santos, Carlos Rodolpho T. Cabral, gerente adunto da Gerência de Relações com o Público do SESCSP, Evandro Marcos Ceneviva (SESC), Samanta Moreira (EMDEC), Armando Corrêa e Paulo Barddal (Transurc), Fátima Colevatti (Senac), o deputado estadual Jonas Donizette e Gabriel Rapacci da Secretaria de Cultura.

“Quero parabenizar a presidente do Sindivarejista pelo trabalho aqui realizado, que escreve um capítulo na História deste bairro”, declarou o prefeito, expressando ainda a sua admiração em ver a participação das crianças e dos varejistas nos projetos expostos no Terminal. “Este espaço precisa ser cada vez mais humanizado”, defendeu Santos, sugerindo ações semelhantes em outras áreas, como cultura.

A participação dos varejistas locais no resgate da memória do varejo, por meio da construção da Linha do Tempo, estará exposta no Terminal até o dia 12 de outubro. Para a varejista Ângela Maria de Sousa Lima, que chegou ao bairro aos 2 anos, com seus pais, moradores do lote número 3 do Ouro Verde, a região evoluiu graças ao comércio. “No começo foi difícil. Não tinha nada aqui. Mas agora cresceu e tem tudo que precisamos. Este projeto buscou a História de um bairro que cresceu e o sindicato mostrou a garra das pessoas daqui”, relata Ângela. Casada e mãe de três filhas, a varejista diz que nãatilde;o se vê mais “fora do ninho”.

O Conexão Social Sindivarejista possui dois eixos de atuação: a memória, que busca valorizar o comércio local a partir do registro da história de vida de varejistas que contribuíram e atuam no desenvolvimento daquela comunidade e a educação para a sustentabilidade, trabalhando o consumo sustentável na comunidade a partir de oficinas de orçamento familiar, caminhada fotográfica, visitas ao comércio local e a produção de histórias em quadrinhos com alunos e professores da escola municipal André Tosello.

A exposição também fará parte do Festival Hércules Florence, evento que terá diversas exposições simultâneas na cidade, oficinas, debates e muito mais.

Saiba mais sobre o projeto no www.conexaosocial.org.br