Home  > Notícias do Varejo  > Prefeitura lança ‘Indaiatuba Sustentável’, com apoio do Sindivarejista

Prefeitura lança ‘Indaiatuba Sustentável’, com apoio do Sindivarejista

A programação, que acontece entre 07 de maio e 28 de junho, contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, lançou na última terça-feira, dia 30, a programação do projeto “Indaiatuba Sustentável”, que tem o apoio do Sindivarejista e faz parte da agenda 2013 do programa Conexão Social Sindivarejista, iniciado há dois anos na cidade. Com patrocínio da empresa MANN+HUMMEL Brasil, o “Indaiatuba Sustentável” acontece entre os dias 07 de maio e 28 de junho. A programação contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos.

“Indaiatuba sustentável é o fruto de projetos anteriores que o sindicato do varejo, por meio do Conexão Social Sindivarejista, vem plantando no município de Indaiatuba nesses últimos dois anos. Começamos com um projeto de consumo sustentável com os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde fizemos uma ligação do comércio com o desenvolvimento local que culminou no filme “Memórias do Varejo de Indaiatuba”, apresentado nas salas de cinema da cidade em setembro de 2012. Fico feliz que nossa iniciativa tenha gerado reflexões da importância do varejo no desenvolvimento local. O ‘Indaiatuba Sustentável’ vem para agregar”, afirmou a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito.

“Indaiatuba Sustentável” tem recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura,com o patrocínio da MANN+HUMMEL Brasil e o apoio das secretarias de Educação e Cultura da prefeitura da cidade e do Sindivarejista de Campinas e Região. A execução das atividades é responsabilidade da empresa SynCriativa. As atividades serão realizadas no mês de junho e a intenção é fazer toda a comunidade se envolva no projeto. Veja programação abaixo.

Poder público

De acordo com o Prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), a iniciativa está alinhada com a política de desenvolvimento sustentável do município. “Nossa cidade foi considerada a melhor do Brasil para se viver, de acordo com pesquisa de desenvolvimento municipal, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Mesmo assim, entendemos que o desenvolvimento de uma cidade sustentável deve ser contínuo e, sempre que possível, aprimorado. Nesse sentido, o Indaiatuba Sustentável torna-se um instrumento de grande valor para a busca desse objetivo”, disse.

Para a Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, “o Indaiatuba Sustentável é uma oportunidade que a cidade tem de promover atividades educadoras que permitam o entendimento da população sobre o seu papel enquanto protagonista para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida.”

A Coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, Érica Ruesch, afirma que “o termo sustentabilidade, apesar de muito utilizado nos últimos anos, ainda é pouco compreendido. Mais do que proteger o meio ambiente, ser sustentável significa também promover inclusão e desenvolvimento social e crescimento econômico. O grande desafio, contudo, é manter o foco e o equilíbrio entre os três pilares: planeta, pessoas e lucro – seja em casa, na empresa ou na cidade. As parcerias são importantes e a abertura para o diálogo permitirá que diferentes pontos de vista sejam compartilhados e a ideia da sustentabilidade, amadurecida.”

Conexão Social Sindivarejista

Para a presidente, a educação para sustentabilidade deve começar em casa. “As pessoas devem entender que para mudar o macro, é necessário antes de tudo, mudar as atitudes em casa. Precisamos nos reeducar nas mínimas ações e levar para a rua, para o trabalho, como uma corrente do bem. Somente desta forma alcançaremos os objetivos do projeto cidades sustentáveis”, disse a presidente.

Uma das principais intenções do Conexão Social Sindivarejista é  dar oportunidade educativa para que a população tenha papel protagonista no desenvolvimento sustentável do município, além de contribuir para integrar valores e habilidades para um modo de vida sustentável. Outro objetivo é ampliar o diálogo entre o poder público com os diversos setores organizados, para que mais iniciativas do gênero sejam desenvolvidas no município.

Inscrições pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, e-mail oficinas@indaiatubasustentavel.com.br ou telefone 19 3256-7505. Informações também no facebook.com/indaiatubasustentavel .

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

OFICINA DE FOTOGRAFIA E CONSUMO CONSCIENTE

7 de maio, terça, das 19h às 22h
Local: Novo Centro Cultural
Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5924, Jardim Morada do Sol
Indaiatuba-SP

Como a fotografia pode agenciar novos olhares sobre o consumo e a cidade?
Conteúdo
• Consumo consciente: o que é como praticar no dia-a-dia?
• Escrever com a luz: breve histórico e diferentes tipos de fotografia.
• Elementos básicos da linguagem fotográfica: enquadramento, composiç&atildeatilde;o, perspectiva, luz, sombra e contraste.

Número de vagas: 40

Inscrições pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, e-mail oficinas@indaiatubasustentavel.com.br ou telefone 19 3256-7505.

OFICINA DE FOTOGRAFIA E ORÇAMENTO FAMILIAR

14 de maio, terça, das 19h às 22h
Local: Novo Centro Cultural
Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5924, Jardim Morada do Sol
Indaiatuba-SP

Como podemos sensibilizar as famílias a adotarem atitudes mais sustentáveis?
Conteúdo
• Orçamento familiar: de onde vem e para onde vai o dinheiro da família? • Economia e sustentabilidade na prática.
• Escrever com a luz: breve histórico e diferentes tipos de fotografia.
• Elementos básicos da linguagem fotográfica: enquadramento, composição, perspectiva, luz, sombra e contraste.

Número de vagas: 40

Inscrições pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, e-mail oficinas@indaiatubasustentavel.com.br ou telefone 19 3256-7505.

LANÇAMENTO DO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)

5 de junho, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: AMAZÔNIA, CIDADES E MEIO AMBIENTE 
De 5 a 28 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

A exposição apresenta parte das obras do premiado fotógrafo catarinense Araquém Alcântara. Reconhecido como “Colecionador de Mundos”, usa a fotografia como uma arma do conhecimento e como um instrumento de documentar aquilo que deveria ser eterno. Considerado um dos maiores expoentes da fotografia ecológica no país e no mundo, seu trabalho materializa a representação da natureza, traduzindo a oposição entre homem e natureza. Livre. Gratuito.

SHOW MUSICAL: ORQUESTRA FILARMÔNICA DE VIOLA CAIPIRA DE CAMPINAS

05 de junho, quarta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

A Filarmônica concretiza o sonho de todas as pessoas que saíram do interior e vieram para os grandes centros: viver numa cidade grande sem perder suas raízes, sem esquecer seus sonhos.
O show traz releituras de clássicos da autêntica música caipira como “Chico Mineiro”, “Você Vai Gostar (Casinha Branca)”, “Cana Verde”, “A Coisa Tá Feia” , entre outros. Ao mesmo tempo, o grupo inova ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo. Livre. Gratuito.

FÓRUM DE DEBATES: DIÁLOGOS COM A SUSTENTABILIDADE

13 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio Camargo – CIAEI

Agentes educativos permanentes e plurais, as cidades podem contrariar estes fatores deseducativos a partir do aprendizado, da troca, da partilha de experiências e, por consequência, enriquecer a vida de seus habitantes.
O painel, mediado por Ana Carla Fonseca, com participação de Carlos Rodrigues Brandão e Maurício Broinizi Pereira, pretende dialogar sobre a qualidade de vida, ações e soluções para o desenvolvimento de cidades educadoras, criativas e sustentáveis. Livre. Gratuito. Entrega de certificado.
Ana Carla Fonseca Administradora Pública (FGV), Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.
Carlos Rodrigues Brandão Professor titular aposentado da Unicamp. É professor do corpo docente do Doutorado em Ambiente e Sociedade do NEPAM/IFCH da UNICAMP. Especialista nas áreas de cultura, cultura popular, educação popular, educação ambiental.
Maurício Broinizi Pereira Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Secretario Executivo da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e doutor em História Econômica pela USP.

SHOW MUSICAL – BARBATUQUES

28 de junho, sexta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

O espetáculo infantil do Núcleo Barbatuques é uma jornada através de sons e movimentos, uma experiência musical inventiva que brinca com o corpo da cabeça aos pés. Reflete a espontaneidade da infância e a naturalidade com que a criança brinca com o corpo e suas possibilidades.
Tum Pá traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias. Gratuito.