Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista apresenta Conexão Social em curso de pós da Unicamp

Sindivarejista apresenta Conexão Social em curso de pós da Unicamp

A presidente do Sindivarejista Campinas, Sanae Murayama Saito, mostrou como foi realizado o trabalho com a comunidade do Ouro Verde

A dinâmica da formação da roda, em sala de aula, para a criação conjunta de uma Linha do Tempo, deu início à aula da professora Raquel Negrão, no Instituto de Economia da Unicamp, na sexta-feira, dia 17 de setembro. A professora convidou a presidente do Sindivarejista Campinas, Sanae Murayama Saito, para apresentar o projeto Conexão Social Sindivarejista aos seus alunos de pós-graduação em Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Política.

Com o objetivo de mostrar como foi realizado o trabalho de construção da Memória do Varejo entre os varejistas da região do Ouro Verde, a equipe do Conexão Social fez uma demonstração da aplicação da metodologia utilizada pelo Museu da Pessoa. A atividade teve a participação de todos os alunos, que relataram vivências pessoais e identificaram fatos importantes no mundo e no País relacionados à sustentabilidade.

Em seguida, Sanae Saito teve a oportunidade de mostrar qual a atuação do Sindivarejista na região e como nasceu o projeto Conexão Social Sindivarejista. “Eu fiz um desafio à minha equipe de levar os conceitos de sustentabilidade ao varejista e à comunidade onde ele vive sem utilizar este ‘palavrão’ que pouca gente sabe o que é: sustentabilidade. O resultado foi o Conexão Social, que ensina às crianças o que é consumo sustentável de maneira lúdica. E paralelamente conseguimos aumentar a auto-estima do varejista através da construção de sua própria história com a Linha do Tempo. Mostramos como ele foi importante para o crescimento do Ouro Verde. Como resultado temos o documentário com depoimentos gravados dos varejistas (veja aqui) e a exposição de fotos das crianças no terminal Ouro Verde, além do material do projeto, que tem uma revista, a cartilha do orçamento familiar e o jogo do consumo sustentável”, apresentou Sanae.

O projeto Conexão Social Sindivarejista está entre os três finalistas do 5º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, na categoria Entidade Varejista, promovido pelo Centro de Excelência no Varejo (Cev) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – veja matéria em nosso site (clique aqui). O projeto acontece na região do Ouro Verde, em Campinas, desde o segundo semestre de 2009, envolvendo o comércio varejista local, escolas municipais e toda a comunidade.