Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista leva o Blog do Júlio à Feira Literária de Indaiatuba

Sindivarejista leva o Blog do Júlio à Feira Literária de Indaiatuba

Sábado, 19/10, Sindivarejista participa do evento no Pavilhão Viber, das 9h30 às 17h, onde convidará jovens e crianças para o Concurso Cultural do Blog que dará kits com camisetas

Na 7ª edição da Feira Literária de Indaiatuba e terceiro ano consecutivo em que o Sindivarejista participa do evento, em parceria com a Secretaria de Educação, o Blog do Júlio e a família Oliveira marcam presença no dia 19 de outubro, sábado, das 9h30 às 17h, com a distribuição de material educativo (entre eles, a Caderneta do Orçamento Familiar) e o lançamento do Concurso Cultural de frases.

No local, jovens e crianças serão informados de como concorrer a um dos 15 kits do Blog do Júlio, composto por 1 Camiseta de material reciclado (50% de garrafa PET) + 1 Jogo do Consumo Consciente + 1 Revista Conexão Social Sindivarejista + 1 Cartilha do Orçamento Familiar. Para participar do concurso basta entrar no Blog do Júlio (sindivarejistacampinas.org.br/blog-do-julio/) e fazer uma frase que relacione o Blog do Júlio à Feira Literária de Indaiatuba. Uma parceria do Sindivarejista com o Sesc também leva para a feira dois contadores de histórias que distribuem poemas de “O Carteiro e o Poeta”, de Pablo Neruda, às 14h.

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, participar da Feira Literária de Indaiatuba é uma grande satisfação para o sindicato do varejo. “Agradecemos a oportunidade, pelo terceiro ano consecutivo, de estarmos lado a lado com a Secretaria de Educação nesse projeto de grande visibilidade, fruto do ‘Ler Faz Bem’”, diz Sanae. “Acreditamos na Educação como forma de transformação social e crescimento individual de cada cidadão.”

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, Lucelaine Borges Zampolin Dias, a parceria também é importante para a Prefeitura. “Educação para o consumo e educação financeira fazem parte das temáticas do Ministério da Educação consideradas importantes”, afirma. Segundo ela, “pode parecer esquisito um sindicato que representa o comércio estar preocupado com isso, mas estabelecer a diferença entre consumo e consumismo está alinhado com a postura dos professores, é papel de todos na sociedade.”

Lucelaine destaca na programação desse ano da Feira Literária os trabalhos sobre africanidade e o concurso de fotografia, além do relançamento do Blog do Júlio que acontece nesse sábado. “Hoje não dá mais para a educação ignorar as redes sociais como meio de informação, portanto, é muito bom chegarmos aos alunos pelas próprias redes, como faz o Blog do Júlio, que é um meio de informação que as crianças têm acesso”, afirma Lucelaine.

7ª Feira Literária

A Feira Literária de Indaiatuba é um evento que já faz parte do calendário oficial do município. “É a oportunidade de mostrar o resultado dos trabalhos dos professores em sala de aula dentro do projeto ‘Ler Faz Bem’. Além do público local que prestigia, temos percebido um público de outras cidades, também por interesse profissional”, afirma Lucelaine.

O objetivo do evento é incentivar a literatura. Esse ano, mais de 12 mil livros serão expostos, todos construídos artesanalmente, além dos Livros Virtuais de cada ano/série eleitos na etapa de seleção final das Escolas de Ensino Fundamental. Todos os 18 mil alunos do Ensino Infantil e Fundamental estão envolvidos no projeto. A descrição completa do projeto ‘Ler faz Bem’ poderá ser encontrada no site da Prefeitura de Indaiatuba, no link Portal da Educação.

A Feira Literária terá stands de 43 unidades escolares, mais um stand da Tecnologia Educacional com a exposição dos Livros Virtuais vencedores deste ano. Também terá um stand com o tema ‘Africanidade’ e outro sobre o Pnaic (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa). Além da exposição dos livros construídos pelos alunos e seus professores, haverá um espaço para apresentação de danças, música e contação de histórias. Também terá o Pré-lançamento do livro infantil ‘A Princesa Emburrada’, da autora de Indaiatuba Jacimara Miranda.

Conexão Social Sindivarejista

O Sindivarejista investe na Educação com ações voltadas para jovens e crianças, como o Blog do Júlio, que transmite informação e educação para o consumo consciente. Nos últimos três anos, também realizou em Indaiatuba o programa Conexão Social Sindivarejista nas turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) das escolas da cidade, colhendo resultados revigorantes no que diz respeito à dignidade do ser humano.

As frases do Concurso Cultural do Blog do Júlio serão selecionadas por uma comissão formada por jornalistas, especialista em Relações Públicas e profissionais do Sindivarejista. O resultado será divulgado no Blog, no dia 28 de outubro de 2013.

7ª edição da Feira Literária
Sábado, dia 19 de outubro, das 9h30 às 17h, no Pavilhão da Viber.
Avenida Almirante Tamandaré, 675, Cidade Nova.
sindivarejistacampinas.org.br/blog-do-julio/
Informações (19) 3825-2056 sindivarejistacampinas.org.br/blog-do-julio/
Informações (19) 3825-2056

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br