SindiVarejista participa de capacitação de professores do programa TJC

by Luciana Felix | 28/04/2016 17:06

IMG_5075

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, participou na última quarta-feira, dia 27 de abril, do 6º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado pela Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região) com professores da rede pública. Sanae participou do painel que teve como tema “Trabalho Informal e Empreendedorismo”.

O SindiVarejista é parceiro da Amatra XV em projetos realizados em escolas da rede pública de Campinas que tem como propósito realizar atividades com alunos jovens e adultos para conscientizar, debater e disseminar os conceitos de trabalho, justiça e cidadania.

Para a realização do projeto, cerca de 600 professores passaram por capacitação para trabalhar os assuntos em sala de aula. Os temas tratados nos painéis (“assédio moral no trabalho” e “trabalho informal e empreendedorismo”) foram escolhidos pelos próprios alunos em pesquisa realizada nas escolas.

Sanae falou da crise como uma oportunidade para desenvolver novas alternativas de negócio e inovar. “A crise faz a gente se levantar, caminhar pra frente e criar novas alternativas”, afirmou.

Ela também fez um contraponto às falas dos juízes do Trabalho que debateram temas como assédio moral e descumprimento de normas trabalhistas. “Temos dois lados da mesma moeda e precisamos ajudar e orientar pequenos empresários que estão na informalidade, que cometem erros trabalhistas por falta de conhecimento”, disse.

A desembargadora do Trabalho do TRT-15 Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, participou do painel “Assédio Moral nas Relações Trabalhistas – A Atuação da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho”. Ela explicou conceitos relacionados ao assédio moral e de como situações dessas podem chegar às salas de aula. “O professor está empoderado e é a autoridade máxima dentro da sala. É preciso enxergar e perceber essa violência quando ela ocorre”, disse.

Também participaram dos painéis, o procurador do Trabalho da 15ª Região Everson Carlos Rossi e o juiz do Trabalho da 15ª Região Marcelo Chaim Chohfi.

IMG_5038

Participação do SindiVarejista

No ano passado, a participação do Conexão Social SindiVarejista[1] no programa TJC da Amatra XV ocorreu por meio de oficina de grafite realizada com alunos da escola municipal Pierre Bohomme, que integram o EJA (Educação de Jovens e Adultos). As telas, resultado da oficina, foram transformadas em uma exposição itinerante que percorreu vários espaços da cidade e, atualmente, está disponível para visitação no TRT-15. Todos dos painéis tiveram como tema os três conceitos que norteiam o programa: trabalho, justiça e cidadania.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. Conexão Social SindiVarejista: https://sindivarejistacampinas.org.br/videos/oficina-de-grafite-o-trabalho-e-uma-arte/

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/conexao-social/sindivarejista-participa-de-capacitacao-de-professores-do-programa-tjc/