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Calendário mostra datas especiais para realizar uma boa estratégia de vendas

Começar 2020 com o pé direito é o objetivo de todo o empreendedor. Fique de olho no calendário para realizar uma boa estratégia de vendas

Empresário do varejo, o começo do ano é o momento ideal para colocar no papel o planejamento para as vendas de sua empresa. Com o calendário em mãos, algumas datas comemorativas são quase que obrigatórias e devem ser pensadas com antecedência para ter sucesso.

Assim, é possível por em prática ações efetivas para estimular as vendas e garantir um bom desempenho durante todo o ano.

De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP Davi Jeronimo, algumas comemorações têm impacto tão forte no desempenho de vendas anual que devem ser planejadas com pelo menos três meses de antecedência. “Existem algumas comemorações do calendário que são feitas para gerar lucro, vender muito sem desconto. Já outras são importantes para promover a queima de estoque e ajudar o empresário a fazer inventário de suas mercadorias”, explica.

Para auxiliar na tomada de decisões e montar sua estratégia para 2020, confira a seguir o calendário com datas importantes e as sugestões para você se antecipar e montar um planejamento mês a mês.

FEVEREIRO
CARNAVAL – 25 de fevereiro
Uma das primeiras decisões que o empreendedor precisa tomar já em janeiro é sobre o funcionamento de sua loja nos dias de Carnaval. O planejamento precisa levar em conta os dias em que o estabelecimento vai funcionar. Estabelecer metas para compensar os dias de portas fechadas em outros meses também é uma ação a ser planejada. Para os que optarem por abrir as portas, fiquem atentos ao planejamento de dias e horários de funcionamento – bem como aos produtos que serão disponibilizados para venda, afinal, o Carnaval exige estoque voltado para as comemorações e criatividade para atrair clientes.

Leia também: Carnaval não é feriado: vejas as orientações para trabalho na data


MARÇO

DIA DA MULHER – 8 de março
O Dia da Mulher tem ganhado cada vez mais importância em tempos de discussão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre empoderamento feminino. Por isso, é importante dedicar-se ao planejamento de vendas para a data com pelo menos um mês de antecedência. Ter uma boa vitrine e investir na divulgação é essencial. Uma dica é avaliar que tipos de produtos fizeram mais sucesso nos anos anteriores.

DIA DO CONSUMIDOR – 15 de março
Esta data pode ser vista como oportunidade para trabalhar o relacionamento com seus clientes: é possível criar uma boa proposta de descontos para os fregueses mais próximos e também produzir conteúdo exclusivo para chamar a atenção desse público.


ABRIL

PÁSCOA – 12 de abril
A Páscoa é uma data muito positiva para vendas no primeiro semestre, por isso, o planejamento das ações deve ser feito com pelo menos dois meses antes. É importante verificar quais as tendências nessa época, planejar estoque, olhar o histórico de vendas do ano anterior. Todo o varejo pode se beneficiar da Páscoa – não apenas quem vende chocolates. É possível pensar em ações para aproveitar a data, mas não é o momento para promoções ou queima de estoque. O foco é faturamento e lucro.1

DIA DO FRETE GRÁTIS – Última semana de abril
Dos mesmos criadores da Black Friday e o da Cyber Monday, as lojas focadas em e-commerce devem aproveitar o Dia do Frete Grátis: data que traz 24 horas de ofertas especiais no comércio eletrônico. Grandes sites – como Amazon e Mercado Livre – já usam. É uma oportunidade para focar em produtos que estão “sobrando”. Realizar combos de vendas para ajudar no giro das mercadorias também pode ser uma opção. Faça uma análise sobre o preço de cada produto para não perder muita margem por conta do frete grátis.


MAIO

DIA DAS MÃES – 10 de maio
A data é o segundo maior período de vendas, só perdendo para o Natal. Uma sugestão para alavancar as vendas é levantar o valor médio gasto pelos clientes no último Dia das Mães, conhecer o perfil do público que já comprou na loja e criar ações para atender este público específico. É uma data que trabalha muito com venda afetiva, então é estratégico conhecer a realidade do cliente.


JUNHO

DIA DOS NAMORADOS – 12 de junho
Em 2020, o Dia dos Namorados cairá em uma sexta-feira. É uma data que costuma gerar muitas compras de última hora, mas mesmo assim o planejamento de estoque é muito importante para não descapitalizar o negócio devido a uma negociação ruim com fornecedores.

JULHO
DIA DO AMIGO – 20 de julho
O Dia do Amigo ainda não é tão explorado pelo comércio, mas é uma data que está se popularizando. Vale a pena investir na criatividade e bolar presentes com preço baixo e que estimulem a compra de pequenas lembranças para movimentar o mercado.


AGOSTO

DIA DOS PAIS – 9 de agosto
É uma data que chega a rivalizar em movimento com o Dia das Mães. Também é uma boa ocasião para trabalhar com o comércio afetivo, sempre baseado em pesquisas sobre as vendas dos anos anteriores para montar boas estratégias.


SETEMBRO

DIA DO CLIENTE 15 de setembro
O Dia do Cliente também é uma oportunidade para estreitar relacionamento com seu público consumidor. É uma data que pode ser usada para estimular metas de vendas internas, fazer renovação de estoque, atrair novos clientes e trabalhar a fidelização dos já existentes.


OUTUBRO

DIA DAS CRIANÇAS – 12 de outubro
Uma das datas com maior volume de vendas para o varejo. A demanda é muito alta mesmo nas semanas antecedentes. Por isso, o planejamento deve ser feito com pelo menos três meses de antecedência. Esse tempo é importante para trabalhar a parte de marketing e fazer uma gestão de estoque atenta – negociando preços e prazos com os fornecedores.

HALLOWEEN – 31 de outubro
A comemoração do Dia das Bruxas tem crescido muito no Brasil nos últimos anos, por isso merece atenção especial. É importante se preparar para ter produtos específicos para a data – e qualquer tipo de estabelecimento comercial pode aproveitar o momento. Lojas de roupa, por exemplo, podem vender camisetas temáticas. As lojas de bairro podem se beneficiar ofertando produtos que ajudam a comemorar o dia, como fantasias e kits de doces, já que muitos clientes não estão dispostos a encarar maratona de compras dos centros de comércio popular.


NOVEMBRO

BLACK FRIDAY – 27 de novembro
Para estar bem preparado para a Black Friday, é ideal que o empreendedor tenha um inventário de produtos bem elaborado. Isso porque esse dia – ou até o mês, como tem se tornado comum no Brasil – é uma excelente oportunidade para renovar o estoque e eliminar produtos que estão guardados em grande quantidade, ganhando com o volume de vendas. Ao conseguir reduzir o estoque excedente, o fluxo de caixa melhora e abre-se espaço para receber mais produtos para o Natal.


DEZEMBRO

CYBER MONDAY – 1ª semana de dezembro
O Cyber Monday é a data criada para ajudar a alavancar as vendas logo após a Black Friday. É voltada principalmente para o e-commerce, mas as lojas físicas também podem aproveitar. Aqui, a ideia é desenvolver ações digitais para atrair o público e fazer a “queima da queima” do estoque.

NATAL – 25 de dezembro
O Natal é a data mais importantes para vendas do ano. É uma época em que todos podem vender bem. Para essa ocasião, investir em uma vitrine atraente é essencial. Planejamento de estoque, negociação com fornecedores sobre prazos de entrega e pagamento, bem como o conhecimento sobre o histórico dos anos anteriores são pontos essenciais para ter sucesso nessa data. Por lidar com tantos detalhes, a orientação é que o planejamento seja feito com, no mínimo, três meses de antecedência

FESTAS
O empreendedor deve estar focado nas vendas de Natal e períodos de troca. O movimento é intenso e a logística pode ser complexa. O empreendedor do varejo precisa vender, fazer o fluxo de estoque, receber e efetuar trocas. Por isso, o importante é uma logística desenhada com antecedência – tanto de processos como de pessoas.

 


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