Varejo da região Campinas bate recorde de ações trabalhistas

by Luciana Felix | 15/12/2015 17:23

 

As ações trabalhistas no setor do varejo bateram recorde em 2014, quando 21.342 novos processos foram iniciados na Justiça, o maior número desde 2005. Os dados são do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) e abrangem 599 municípios, incluindo a região de Campinas. Preocupado com esse cenário, o SindiVarejista realiza a terceira edição de um programa de capacitação para os comerciantes, especialmente pequeno e médio porte.
Em 2014, o número de processos judiciais ingressados por funcionários contra empresas varejistas dobrou em relação a 2005, último ano da série histórica. O número de casos também é 36% maior do que em 2013. Quando consideramos as ações somente de Campinas, os processos mais que dobraram em 2014 ante 2013: foram 1.262 contra 2.710.

Os números levantam alerta sobre o despreparo dos comerciantes: seja por desconhecerem a legislação trabalhista ou mesmo por não saberem estabelecer uma relação correta entre o funcionário e a empresa.

 

A prevenção, segundo a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, é melhor caminho para evitar entraves judiciais. Pensando nisso, a instituição desenvolveu o projeto Gestão de RH no Varejo, com encontros mensais que capacitam empresários e contadores.

 

Evitar ações trabalhistas que causam prejuízo financeiro, desgastes e demandam tempo de todos, é um dos principais objetivos do projeto. Neste ano, os encontros têm trabalhado a capacitação das empresas para que aprendam a elaborar seu Regimento Interno, onde devem estar previstas as regras a serem cumpridas tanto pelo empregado quanto pelo empregador.

 

“Nenhum empresário quer e deve enfrentar ações judiciais. Os custos de um processo são muito altos e impactam na saúde financeira da empresa. Muitas não conseguem arcar com essa despesa. Prevenir é o melhor caminho para todos”, afirma Sanae.

 

Uma das coordenadoras do grupo, Karina Paes de Oliveira ressalta que criar regras claras é um dos caminhos mais eficientes para evitar as ações. “Procuramos capacitar para uma gestão correta e para o diálogo com os funcionários. O bom relacionamento é o melhor caminho”.

 

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