Conexão Empresarial

‘Gestão de RH no varejo’ destaca os desafios para 2016

Imprimir esse Artigo
Gestão de RH tem primeiro encontro de 2016/ Adriano Rosa

Gestão de RH tem primeiro encontro de 2016/ Adriano Rosa

O Conexão Empresarial SindiVarejista promoveu na manhã da última terça-feira (15) o primeiro encontro de 2016 do grupo de Gestão de RH no varejo. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro que discutiu os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual. O consultor em Recursos Humanos (RH) Rogério Baptista foi o responsável por apresentar o tema ao público, e a advogada e especialista em direito trabalhista com ampla experiência no varejo Noemi Fernanda Alves Gaya também apoiou a apresentação.

O encontro foi aberto pela presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que explicou um pouco do projeto Gestão de RH no Varejo, principalmente aos novos participantes. “Estou vendo caras novas, além de velhos companheiros que há três anos participam do “Gestão” no SindiVarejista”. Ela lembrou que este ano o Gestão terá apoio do Senac. “Aqui contamos nossos problemas e compartilhamos soluções. Esse é o principal foco dessa iniciativa”, explicou.
Na sequência, o consultor abriu as atividades com os presentes, que estavam em mesas de no máximo cinco pessoas e, pediu que os grupos apontasse os principais desafios que eles enxergam, principalmente com a atual fase de recessão e de crise econômica que o país enfrenta. Entre os problemas apontados pelos varejistas se destacaram: dificuldade em ter funcionários mais criativos, engajados e comprometido após corte de despesas e de horas extras; acúmulo de função; dificuldade de respeito na subordinação, principalmente de funcionários mais jovens; falta de engajamento; dificuldade de reter talento e também desenvolvê-lo; desafio da concorrência; complexidade da legislação; entre outros.

Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, abriu o encontro

Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, abriu o encontro/ Adriano Rosa

 

 

Após os destaques serem apontados foi aberto uma grande discussão entre os presentes. “Muitas dificuldades são similares, muito por conta da crise que fez com que muitas empresas reduzissem seus gastos e ligassem o sinal de alerta. Infelizmente os indicadores econômicos apontam para um longo e turbulento período de crise. Ela começou a bater no ano passado e não sabemos até onde vai chegar. O que posso aconselhar é que agora é hora de fazer diferente. E preciso passar a empresa por uma reestruturação, uma reeducação. A tempestade esta ai e está forte, porém as empresas mais firmadas vão sobreviver”, esclareceu.

Ele lembrou que não importa o tamanho da empresa, todas precisam de uma readequação. “E deve ser inteligente. É hora de parar e pensar para definir qual caminho traçar. As palavras de ordem são readequação e resistência. E da pra fazer isso com medidas simples”, destacou.

No encerramento Noemi alertou os empresários sobre a importância de respeitar o contrato de trabalho, cuidado com os acúmulos de funções  e o cumprimento da legislação trabalhista afim de evitar ações trabalhistas que podem desestabilizar ainda mais o caixa da empresa.

Varejistas durante encontro/Adriano Rosa

Varejistas durante encontro/Adriano Rosa

 

 

 

Perdeu o encontro? Clique aqui e veja a apresentação completa


Clique aqui e veja a galeria de fotos do encontro na página do SindiVarejista
no Facebook

 

 

O próximo encontro do “Gestão de RH no Varejo” acontecerá  no dia 12 de abril, com inicio as 08:30 e término às 11:30. Clique aqui e faça sua inscrição.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

TAG
gestão de rh recursos humanos SindiVarejista solução para o varejo
CATEGORIAS
Conexão Empresarial Cursos e Palestras Empreendedorismo SindiVarejista