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1º trimestre registra queda no faturamento do comércio da região

Setores relacionados a bens de consumo de valor elevado, como concessionárias, materiais de construção e eletrônicos, puxaram a queda.

Vistas13deMaio&Catedral_1296Em março, o faturamento real do comércio varejista na região de Campinas atingiu R$ 4,1 bilhões, queda de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2015. No acumulado em 12 meses a queda foi mais acentuada (-14,1%). 

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). 

Das nove atividades analisadas na pesquisa, cinco apresentaram elevação em relação a março de 2015. Os setores de outras atividades (9% e contribuição de 1,8 ponto porcentual para o resultado geral), farmácias e perfumarias (14,2% e impacto de 1 p.p.) e supermercados (3,1% e colaboração de 0,9 p.p.)  impediram um resultado geral pior.

No sentido oposto, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-39,1% e colaboração de -2,5 p.p.), materiais de construção (-18,7% e impacto negativo de 1,9 p.p.) e concessionárias de veículos (-10,3% e contribuição de -1,6 p.p.) foram determinantes para o desempenho negativo do varejo na região. 

Nota metodológica

A PCCV utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).