Home  > Notícias do Varejo  > 2ª palestra sobre eSocial na Câmara acontece em outubro

2ª palestra sobre eSocial na Câmara acontece em outubro

No dia 14 de outubro está marcada a segunda edição da palestra sobre eSocial voltada aos empresários do comércio varejista e contabilistas. A primeira palestra reuniu cerca de 400 pessoas no plenário da Câmara Municipal de Campinas no dia 29 de julho. A nova edição já está com as inscrições abertas. Clique aqui e garanta sua vaga.

A palestra gratuita será ministrada mais uma vez por auditores fiscais da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego e também por representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Previdência Social. A intenção é trazer esclarecimentos e tirar dúvidas da nova forma de prestação de informações ao governo federal.

O encontro é uma ação conjunta da Prefeitura de Campinas, Câmara Municipal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa, Previdência Social, Sindivarejista, Sincofarma (SP), Sescon, Acic, Sindilojas, com patrocínio da IOB Folhamatic EBS (Sage).

Saiba Mais

O e-Social é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias a diversos órgãos governamentais federais, eliminando diversas das obrigações atuais e modificando totalmente o modo como é feito hoje. Ou seja, a folha de pagamento digital vai unificar num único sistema o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais. Para se adaptar, as empresas terão de mudar a maneira como tratam esses dados.

A maior parte das informações prestadas será de competência da área de recursos humanos (RH) das empresas, mas a integração entre setores será fundamental, principalmente na fase inicial de adequação ao sistema. Com o eSocial o governo vai ter um retrato de todo tipo de vínculo trabalhista.

A nova forma vai atingir desde o pequeno comércio até as grandes redes varejistas. Ele deve começar a ser exigido no próximo ano.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br