Home  > Notícias do Varejo  > 30 dicas para dar uma guinada no seu negócio em apenas 1 mês

30 dicas para dar uma guinada no seu negócio em apenas 1 mês

Com pequenas mudanças, sua empresa pode crescer e ter melhores resultados. Clique aqui e confira importantes dicas de como dar o primeiro passo para ter um negócio sustentável

Uma pequena empresa não muda de um mês para o outro. Mas pequenas ações podem fazer um enorme impacto no longo prazo. Por isso, aperfeiçoar as vendas, o marketing e o relacionamento com os clientes é o primeiro passo para ter um negócio sustentável.

Confira abaixo trinta dicas de especialistas em vários temas para que seu negócio cresça cada dia mais.

1. Melhore o atendimento
– Seja antes ou depois de uma venda, um atendimento bem feito pode fazer toda a diferença no marketing do seu negócio. Por isso, construa um relacionamento com os clientes e resolva os problemas o mais rápido possível.

2. Contrate bons funcionários – A contratação de um novo funcionário precisa ser bem pensada. Análise o currículo e também se prepare para uma entrevista. Só uma boa equipe será capaz de ajudar seu negócio crescer.

3. Crie um blog – Conteúdo sobre o seu setor de atuação pode ser uma boa maneira de atrair novos clientes. Use os conhecimentos que tem para divulgar informações que possam trazer consumidores. O ideal é ter alguém dedicado a esta atividade diariamente.

4. Motive a equipe – É tarefa do empreendedor se empenhar em manter a equipe motivada. Histórias de superação e recompensas ajudam nesta tarefa.

5. Escolha bem a fonte de crédito – Para muitas empresas, má decisões na hora de tomar crédito podem ser fatais. Pesquise e só busque empréstimos bancários depois de analisar as taxas de juros e condições específicas.

6. Use as redes sociais – Uma empresa fora das redes sociais não existe para muitos consumidores. Por isso, faça um uso criativo das redes além de só manter um perfil sem atualizações.

7. Organize treinamentos – Treinamentos são essenciais para manter todos atualizados e prontos para o trabalho. É importante saber quais são os melhores momentos e os formatos mais adequados para os treinamentos e garantir que todos participem.

8. Separe tarefas urgentes e importantes – Dar prioridade ao que realmente interessa é indispensável. Na rotina corrida, o empreendedor corre o risco de confundir urgências com tarefas importantes. Organize-se, delegue tarefas e acompanhe os indicadores do negócio para não confundir mais.

9. Gaste menos – Cortar custos, mesmo os que parecem inofensivos, é uma maneira de ganhar rentabilidade. Procure fazer mais pelo negócio gastando menos e meça os resultados depois de um período.

10. Avalie sua margem de lucro – Conhecer a margem de lucro ideal dos produtos e todos os custos envolvidos na produção são ideias para melhorar os resultados.

11. Capacite-se para vender mais – Mesmo sem pagar por um treinamento é possível vender mais. Procure livros sobre o tema que possam trazer dicas e soluções para melhorar as vendas do seu negócio.

12. Melhore sua abordagem aos clientes – Treine a equipe para se aproximar do cliente de forma mais adequada, sem parecer indiferente nem inconveniente. Este primeiro contato pode fazer a diferença na hora de fechar uma venda.

13. Lidere – Seja qual for o seu tipo de liderança, é preciso se mostrar disponível e tomar decisões pelo negócio. Ser um líder ajuda a inspirar e engajar os funcionários.

14. Livre-se de maus hábitos financeiros – Se você mistura suas contas pessoais com as da empresa, este é o momento de revisar esta atitude. Livrar-se de maus hábitos nas finanças da empresa pode representar ganhos no final do mês.

15. Estude – Procure livros e palestras online com dicas práticas a problemas do seu negócio. Faça uma lista do que poderia ser melhorado e busque histórias de quem já superou algo parecido para se inspirar.

16. Venda mais – Aumentar as vendas é uma das formas de melhorar os resultados. Entenda seu cliente, organize o processo de vendas e avalie se é possível ampliar o seu mercado.

17. Aprimore a gestão – Uma das dicas para administrar melhor o seu negócio é fazer um planejamento estratégico. Além disso, promova melhorias contínuas para conseguir alavancar seu negócio.

18. Busque um investidor – Se a revolução do seu negócio depende de conhecimento e capital, uma das melhores alternativas é procurar um investidor-anjo. Comece a fazer contatos e apresentar seu projeto para encontrar um anjo.

19. Cause uma boa primeira impressão
– Causar uma boa impressão depende também da aparência. Vista-se adequadamente para cada ocasião e tenha sempre uma peça de roupa guardada para emergências, como uma reunião inesperada.

20. Trace uma estratégia de marketing – Fazer um plano estratégico é colocar no papel o caminho que se pretende percorrer para atingir os objetivos do negócio. Dedique algum tempo a elaborar este documento.

21. Recompense seus vendedores – Recompensar os vendedores é uma forma de manter a equipe motivada. Elogios, folgas e presentes são formas de reconhecer o bom trabalho na sua pequena empresa.

22. Faça um checkup nas finanças – Organize as contas, procure gastos desnecessários e faça uma limpeza nas finanças do seu negócio. Assim, é possível verificar a real situação da empresa e até fazer investimentos.

23. Inspire-se em bons exemplos – Os erros e acertos de outros empreendedores podem ser a ajuda que faltava para o seu negócio. Aproveite os bons exemplos de empreendedores para se inspirar.

24. Negocie melhor – Aprender a negociar ajuda a tomar decisões melhores, desde uma reunião com fornecedores até a contratação de novos funcionários. Prepare-se para a negociação e não deixe de conhecer o interlocutor.

25. Crie uma campanha no Facebook – Hoje, o Facebook é responsável por trazer boa parte dos consumidores online das empresas. Por isso, pense em uma campanha que ajude a aumentar a atuação do negócio na rede.

26. Construa valores – Ética e meritocracia são valores que sua empresa deve ter para conseguir se desenvolver e ser sustentável.

27. Conheça suas dívidas – Ter dívidas nem sempre é ruim. O problema é não conhecer os limites e aplicar mal o dinheiro do negócio. Faça uma análise das dívidas e um plano de pagamento.

28. Aprenda a lidar com todo tipo de cliente – Existem muitos tipos de clientes, do simpático ao indeciso, e saber lidar com cada um deles ajuda a melhorar as taxas de conversão. Estude o cliente e entenda suas necessidades antes de propor um negócio.

29. Tenha planilhas de controle
– Ter planilhas para controlar o negócio é um dos passos para ter sucesso. Controle o fluxo de caixa e as contas mensais para não perder o controle.

30. Não desanime – Os desafios diários de manter um negócio podem desanimar, mas manter o ânimo é importante para que o negócio sobreviva e tenha sucesso.

Fonte: Exame