Home  > Notícias do Varejo  > 4 dicas para vender cervejas artesanais na sua empresa

4 dicas para vender cervejas artesanais na sua empresa

Número de cervejarias artesanais independentes saltou de 679 para 835 de dezembro de 2017, no Brasil. Confira as dicas.

As cervejas artesanais, produzidas em pequenas fábricas regionalizadas, caíram no gosto do brasileiro nos últimos anos e tem impulsionado o varejo a investir mais em oferta desses produtos nas prateleiras. Para se ter uma ideia, o número de cervejarias artesanais independentes em operação no Brasil saltou de 679 para 835 de dezembro de 2017 a setembro deste ano.  Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representa um crescimento de 23%.

Diante desta nova demanda de consumo, nós separamos algumas dicas para que o varejista possa aproveitar este momento e oferecer cervejas artesanais aos seus clientes. Nós conversamos com Carolina Oda, sommelier e consultora para implantação de serviços de bebida, que deu algumas sugestões práticas para apresentar esse produtos aos clientes.

Carolina Oda, especialista.

Confira as dicas da especialistas:

1- Prepare-se para trabalhar com cervejas artesanais

Quem quer começar a oferecer esse tipo de produto, deve tonar alguns cuidados e se informar sobre as condições ideais de armazenamento. Se não houver cuidado adequado, a qualidade da marca se perde. O uso de chopeiras deve ter atenção ainda maior com limpeza e manuseio e temperatura. Por isso, a dica é se orientar com os produtores das cervejas para que seja garantida a melhor experiência possível.

2- Facilite o entendimento do seu cliente

Arrume os produtos nas prateleiras de forma que seja fácil entender o que está exposto ali. Divida as cervejas por cor, amargor, as que sejam de trigo, escuras etc. Quando há muita oferta e o consumidor não entende o que é oferecido, a chance dele sair sem comprar nada é muito grande. Por isso, quanto mais fácil a linguagem, melhor. Avalie se seu público busca diversidade para novas experiências ou é se fiel a determinadas marcas. Normalmente, o consumidor comum – que não é aquele cervejeiro – tende a se confundir com muita oferta disponível.

3 -Invista em treinamento

Percebemos que os estabelecimentos comerciais investem muito pouco em treinamento. É muito importante ressaltar que quanto mais a pessoa entende sobre o produto, mais venderá. Muitas marcas oferecem treinamento, então o varejista pode ficar atento para aproveitar essa opção.  Temos experiências onde identificamos que ter funcionários capacitados aumenta em até 30% as vendas.

4 -Faça harmonizações e ofereça opções que agradem seu cliente

Aproveite as datas comemorativas e ofereça produtos que acompanham as cervejas com um trabalho de harmonização. Na Páscoa, por exemplo, coloque à disposição àquelas cervejas que combinam peixes e chocolates. O importante é entender o gosto do seu cliente e aproveitar as oportunidades. Se o seu público tem menor poder de compra, foque em marcas mais baratas e ofereça menor variedade, uma vez que é um consumidor que ainda está em formação. Existem opções no mercado de cervejas artesanais a preços competitivos. Já se o seu público é considerado cervejeiro, a diversidade e variedade são bem importantes.

Clique aqui e conheça nossa agenda de cursos.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br