4 dicas para vender cervejas artesanais na sua empresa

28 . jun . 2019 Print This Article

As cervejas artesanais, produzidas em pequenas fábricas regionalizadas, caíram no gosto do brasileiro nos últimos anos e tem impulsionado o varejo a investir mais em oferta desses produtos nas prateleiras. Para se ter uma ideia, o número de cervejarias artesanais independentes em operação no Brasil saltou de 679 para 835 de dezembro de 2017 a setembro deste ano.  Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representa um crescimento de 23%.

Diante desta nova demanda de consumo, nós separamos algumas dicas para que o varejista possa aproveitar este momento e oferecer cervejas artesanais aos seus clientes. Nós conversamos com Carolina Oda, sommelier e consultora para implantação de serviços de bebida, que deu algumas sugestões práticas para apresentar esse produtos aos clientes.

Carolina Oda, especialista.

Confira as dicas da especialistas:

1- Prepare-se para trabalhar com cervejas artesanais

Quem quer começar a oferecer esse tipo de produto, deve tonar alguns cuidados e se informar sobre as condições ideais de armazenamento. Se não houver cuidado adequado, a qualidade da marca se perde. O uso de chopeiras deve ter atenção ainda maior com limpeza e manuseio e temperatura. Por isso, a dica é se orientar com os produtores das cervejas para que seja garantida a melhor experiência possível.

2- Facilite o entendimento do seu cliente

Arrume os produtos nas prateleiras de forma que seja fácil entender o que está exposto ali. Divida as cervejas por cor, amargor, as que sejam de trigo, escuras etc. Quando há muita oferta e o consumidor não entende o que é oferecido, a chance dele sair sem comprar nada é muito grande. Por isso, quanto mais fácil a linguagem, melhor. Avalie se seu público busca diversidade para novas experiências ou é se fiel a determinadas marcas. Normalmente, o consumidor comum – que não é aquele cervejeiro – tende a se confundir com muita oferta disponível.

3 -Invista em treinamento

Percebemos que os estabelecimentos comerciais investem muito pouco em treinamento. É muito importante ressaltar que quanto mais a pessoa entende sobre o produto, mais venderá. Muitas marcas oferecem treinamento, então o varejista pode ficar atento para aproveitar essa opção.  Temos experiências onde identificamos que ter funcionários capacitados aumenta em até 30% as vendas.

4 -Faça harmonizações e ofereça opções que agradem seu cliente

Aproveite as datas comemorativas e ofereça produtos que acompanham as cervejas com um trabalho de harmonização. Na Páscoa, por exemplo, coloque à disposição àquelas cervejas que combinam peixes e chocolates. O importante é entender o gosto do seu cliente e aproveitar as oportunidades. Se o seu público tem menor poder de compra, foque em marcas mais baratas e ofereça menor variedade, uma vez que é um consumidor que ainda está em formação. Existem opções no mercado de cervejas artesanais a preços competitivos. Já se o seu público é considerado cervejeiro, a diversidade e variedade são bem importantes.

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