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71% vão pagar à vista e comprar em lojas de rua neste fim de ano, segundo pesquisa

Preferência por loja de rua que tem preço menor foi manifestada por 49% dos entrevistados em pesquisa da Boa Vista que focou as compras de final de ano

ESTADÃO

Comprar em lojas de rua, pagar à vista e principalmente em dinheiro. Esse é o perfil dominante do brasileiro que vai às compras neste fim de ano. Ele mais parece um consumidor à moda antiga do que o de tempos atuais, que geralmente frequenta shoppings e usa meios de pagamentos eletrônicos.

Isso é o que mostra a Pesquisa sobre os Hábitos de Consumo e Compras de Natal e Ano Novo da Boa Vista SCPC, uma das maiores empresas especializadas em informações de crédito no País. Na consulta de 1.041 pessoas no território nacional, entre os dias 7 e 21 deste mês, 49% dos entrevistados informaram que pretendem comprar em lojas de rua, 29% em shoppings e 22% em centros comerciais. A prefer&ecirecirc;ncia por lojas de rua sobe para 54% entre os brasileiros que moram na região Sul e para 52% no Nordeste.

A opção de pagar à vista foi manifestada por 71% dos entrevistados, enquanto 29% informaram que vão parcelar as compras. O dinheiro foi meio de pagamento escolhido por 56% dos que pretendem comprar à vista, resultado maior do que o obtido em 2013, quando esse meio de pagamento teve 50% da preferência do consumidor.

Segundo o diretor de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, a preferência pelo pagamento à vista e por lojas de rua é fruto do comportamento cauteloso que predomina entre os consumidores. Escaldado pelo excesso de compras nos últimos anos, o brasileiro agora está com o pé no chão. "Ele está mais cauteloso. Esse amadurecimento é um movimento natural", diz ele.

A opção majoritária por lojas de rua normalmente é porque os preços são menores. Além disso, observa Cosenza, o gasto para efetuar a compra também. Já a escolha pelo pagamento à vista é uma forma de reduzir o risco de endividamento.

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