Home  > Notícias do Varejo  > Ações Promocionais no Varejo foi destaque de palestras da última semana

Ações Promocionais no Varejo foi destaque de palestras da última semana

Palestra reuniu cerca de 25 pessoas no Sindivarejista. Profissionais da área deram dicas e contaram experiências de MKT no setor do Varejo

O programa Conexão Empresarial Sindivarejista trouxe na manhã da última quinta-feira (17) três profissionais para dar dicas de como fazer “Ações Promocionais no Comércio Varejista”. Cerca de 25 pessoas acompanharam a apresentação dos profissionais que teve bastante espaço para perguntas e acabou virando um produtivo bate-papo sobre o tema.

O primeiro a se apresentar foi Guilherme Evangelista que é ex-radialista, empreendedor graduado em Marketing de Varejo e pós-graduando em Marketing Digital e Negócios Interativos. Evangelista também é fundador da "Eu Quero Clientes" que assessora novos empreendedores e empresas com soluções para novos modelos de negócios e vendas.

“O ponto principal que posso destacar para qualquer empresário é, além de conhecer seu produto é entender quem é seu cliente, e o que ele busca. É preciso entender que o mercado é nada mais do que o relacionamento entre pessoas. Se você entende quem é determinada pessoa, e o que quer, você vai se dar bem”, pontuou logo no início da apresentação.

Ele analisou as diferenças entre fazer propaganda para uma loja física e para loja virtual. “A virtual acaba sendo mais fácil porque você consegue rastrear seu cliente. Onde ele entra na sua loja, o que procura. Onde desistiu da compra. É muito mais fácil do que na loja física&rdqrdquo;, explicou.

O profissional destacou os grandes erros comuns ocorridos durante promoções e liquidações e que precisam ser evitados:

– Promoção de venda sem objetivo definido, ou seja, fazer por fazer sem saber onde quer chegar ou o que quer obter;

– Não identificar o comportamento de seu consumidor;

– Falta de planejamento;

– Foco somente em preço, lucro e pouco em valor;
– Não ter presença digital, hoje todo mundo vai à internet fazer qualquer tipo de busca.  

Ele também apontou erros graves e básicos como cartazes com erros de português, de duplo sentido e gosto duvidoso. “Muitas vezes a propaganda que você expõe menos o produto é aquela que mais vai atiçar a curiosidade e a intenção de compra. Mas antes de qualquer coisa entenda o que você é, e para quem você é. Distribua informação direcionada de forma certa para ganhar vantagem competitiva. Realize sua rede, saia do comum”, enfatizou.

A segunda apresentação o gerente da loja Fernandes Fisioterapia, José Maria Mafra, que contou um pouco da experiência na implantação da loja virtual. “A dificuldade foi e ainda é muito grande. Os desafios são diversos e passa até por administrar o conflito entre os vendedores da loja física que disputam com a loja virtual, que vende sozinha. Até eu mesmo não gosto muito dessa tal de loja virtual. Ela atende os clientes 24h por dia, não dá desconto e ainda por cima não ouve choro de cliente pedindo desconto ”, brincou o palestrante.

José Maria destacou a importância de fazer um planejamento a médio e longo prazo para a entrada no mundo virtual. “No começo achávamos que seria fácil. O site ficou pronto tava lindinho, mas daí quem fez falou agora é preciso catalogar os produtos. Um a um dentro do site e também é preciso fazer fotos de cada um dos itens, cinco fotos de cada produto. Na hora veio na minha cabeça, mas são 3 mil. Aquilo me apavorou. Mas fizemos aos poucos e estamos caminhando muito bem”, analisou.

O terceiro a se apresentar foi o empreendedor Randyll Scott Tavora que foi redator comercial e gerente B2B no ramo de Compras Coletivas, atendendo a mais de 150 empresas da cidade de Barretos. Atualmente é conselheiro estratégico da empresa Microway – Informática & Cursos Profissionalizantes e fundador e diretor do portal “Dica.lá”. Ele apresentou o portal e disse sobre a importância de se destacar entre tantas empresas do ramo varejista. “É preciso fazer estratégias criativas para aumentar o engajamento com a marca. Mas isso leva tempo e custa dinheiro. Mas têm várias formas de fazer que estão à disposição e são fáceis e acessíveis para qualquer pessoa”.

O especialista destacou algumas formas de aumentar o engajamento de uma loja na rede:
Facebook Pró 2.0 – com o custo de cerca de R$ 2 mil;
Check-List – R$ 1,2 mil
Fórmula de Lançamento
Top Afiliados

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br