Home  > Notícias do Varejo  > Acompanhe as rodadas de negociação na sua cidade

Acompanhe as rodadas de negociação na sua cidade

A segunda rodada de negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho já foi realizada pelo Sindivarejista na maior parte das cidades representadas. Das 13 cidades, em três ainda não houve reunião porque a pauta de reivindicação não chegou

A segunda rodada de negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho já foi realizada pelo Sindivarejista na maior parte das cidades representadas da região (Campinas, Paulínia, Valinhos, Itatiba, Vinhedo, Monte Mor e Rio das Pedras, Indaiatuba e Cosmópolis) – confira pauta de reivindicações do Sindicato dos Empregados. Em Monte Mor, Rio das Pedras e Indaiatuba, por enquanto só aconteceu a primeira rodada. Mas em Indaiatuba, a próxima assembléia está marcada para o dia 14 de setembro, às 14h, na sede da Associação.

Das 13 cidades representadas pelo Sindivarejista, somente em três ainda não houve reunião porque a pauta de reivindicação dos comerciários não chegou. Sem a pauta, não é possível iniciar a negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011. Em Artur Nogueira, já faz cinco anos que a Convenção Coletiva não se concretiza.  Em Sumaré e Hortolândia o mesmo acontece desde o ano passado.  A falta de envio da pauta pelo sindicato dos comerciários demonstra o desinteresse da categoria na negociação.

“A participação dos empresários nas assembléias é muito importante para o Sindivarejista, porque assim podemos levar à negociação aquilo que a categoria patronal deseja que seja negociado. Mas nós precisamos ouvir isso”, diz a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito.

Com a participação dos representados, a pauta de reivindicações pode ser avaliada nas assembléias, para depois o sindicato levar à negociação. “A Convenção Coletiva é uma forma legítima de solução de conflitos entre as classes de trabalhadores e patronal, celebrando o papel de negociação entre os sindicatos, sem intervenção judicial.”

A primeira rodada de negociação em Campinas, no dia 19 de agosto, teve a presença de pequenos e médios varejistas, além de representantes dos grupos maiores. Sanae tem alertado os varejistas para que não assinem Acordo Coletivo diretamente com o sindicato dos comerciários, porque nestas circunstâncias as cláusulas serão válidas somente para os empregados desta empresa. A ferramenta legal para o trabalho em feriado está contida na Convenção Coletiva.

Pauta de Reivindicação de Campinas, Paulínia e Valinhos
Pauta de Reivindicação de Itatiba e Vinhedo