Ainda dá tempo para pagar a Contribuição Obrigatória Patronal

by Webmaster | 20/02/2014 10:12

Quem perdeu a data de pagamento da Contribuição Sindical Obrigatória que este ano terminou no último dia 31, ainda tem uma nova chance para efetuar o pagamento e ficar em dia. O prazo foi prorrogado até o fim deste mês. Entre em contato com o Departamento de Relacionamento do Sindivarejista pelo telefone (19) 3775-5560 para a emissão de uma nova guia. Ou mande e-mail para relacionamento@sindivarejistacampinas.org.br

Para quem ainda tem dúvida sobre como calcular o valor, o manual impresso no verso da Contribuição – que foi encaminhado via Correios – contém informações detalhadas sobre a tabela. O valor é calculado de acordo com o capital social da empresa. Você ainda pode ter acesso a essas informações clicando aqui. Já aqui, você terá acesso ao sistema para emitir e imprimir a Guia da Contribuição.

O manual também orienta tanto o empresário do varejo quanto o contador como verificar para qual sindicato patronal deve contribuir, já que no início do ano é bastante comum instituições mal intencionadas enviarem boletos cobrando taxas indevidas. É importante identificar exatamente qual o sindicato que o representa, observando sua região e o perfil de seu negócio, especialmente o pequeno empresário que precisa ficar atento a isso.

Importância do tributo

A Contribuição Sindical é a principal fonte de custeio das entidades sindicais e é toda revertida em benefícios para os próprios varejistas. Ela é obrigatória a todos os integrantes da categoria representada pelos sindicatos, independente de filiação como associado. O valor recolhido é fundamental para que o sindicato continue oferecendo aos seus representados os diversos benefícios, entre eles assistência jurídica gratuita, convênio de saúde com valores menores e a realização de cursos, palestras e consultorias gratuitas.

Para realizar suas atividades sindicais de representação da categoria patronal, o sindicato depende dessas contribuições, que fazem muita diferença na atuação da entidade. “Quanto mais participamos, mais fortes nós podemos ficar”, destaca a presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito. Ela ressalta também que os serviços oferecidos pelo sindicato, como a assistência jurídica gratuita, só existem graças à Contribuição.

Crescimento

A Contribuição Obrigatória já gera frutos importantes para o varejista. Graças a ela, em 2012 o Sindivarejista lançou o programa Conexão Empresarial que em seu primeiro ano, completado em setembro de 2013, promoveu uma série de ações que uniram sindicato, parceiros e comerciantes varejistas, todos em busca de soluções e melhorias para seus negócios. Centenas de pessoas participaram das cerca de 30 atividades.

Uma das primeiras a ser lançada no espaço foi o curso de pós-graduação “Marketing Digital e Negócios Interativos”, com certificação internacional. A iniciativa foi lançada por meio de uma parceria do Sindivarejista com o Instituto Latino-Americano para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura (ILADEC). As aulas acontecem aos sábados e conta atualmente com cerca de 100 alunos, divididos em três turmas.

Palestras

Até o mês de novembro foram ao menos 30 palestras promovidas pelo Conexão Empresarial Sindivarejista com temas relevantes para a área do comércio. Entre elas se destacaram a aula sobre “Imposto na Nota” que atraiu dezenas de empresários e contadores com dúvidas sobre como cumprir as novas exigências da lei; e também, o“intesivão de eSocial” que ocorreu no início de novembro e trouxe informações sobre o sistema.

Durante o período o Sindivarejista firmou também parceiras importantes e trouxe representantes de empresas e associações para ministrarem apresentações, a maioria gratuita, aos seus representados.Entre as parcerias firmadas foi possível criar um ciclo de palestras sobre ações em Recursos Humanos com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que tratou de temas como bonificação e promoção salarial, avaliação de desempenho e foco nas competências. Da parceria com a ABRH nasceu o Grupo de Estudos de RH no Varejo, que ao longo do ano realizou oito encontros. “A criação deste grupo foi muito importante, pois no varejo a gestão de pessoas ainda está engatinhando. A intenção não é dar aula sobre o tema, mas sim reunir um grupo de pessoas para discutir problemas comuns e, assim, melhorar a atuação”, afirmou a presidente do Sindivarejista, que planeja para 2014 a elaboração de um Manual de RH no Varejo, uma ideia que surgiu durante os encontros de 2013 e já faz parte dos projetos futuros do Sindivarejista.

Ainda em dúvida ligue para o Sindivarejista: (19) 3775-5560

Fonte:
Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/ainda-da-tempo-para-pagar-a-contribuicao-obrigatoria-patronal/