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Alerta: Procon orienta comerciantes e consumidores sobre golpes

Órgão informou que não realiza ligações com a solicitação de depósitos bancários ou qualquer tipo de operação financeira

O Procon de Campinas orienta consumidores e comerciantes de que o órgão não realiza ligações solicitando depósitos bancários ou qualquer tipo de operação financeira. Reclamações registradas indicam que fraudadores têm se identificado como funcionários do Procon solicitando depósitos de quantias em contas bancárias com a justificativa, entre outras, de que existem pendências ou infrações contra eles no órgão. Esta prática não é parte da rotina de trabalho do Procon.

A diretora do Procon, Yara Pupo, lembra que em 2013 o órgão também recebeu denúncias de fraude semelhante a esta. “À época nós tomamos todas as medidas cabíveis, informando a polícia e o Ministério Público sobre este golpe, com pedido de investigação e apuração. Estamos reforçando este pedido com as novas informações”, disse. O órgão já encaminhou ofício à Delegacia Seccional de Polícia e ao Ministério Público Estadual para que os fatos sejam apurados e as medidas necessárias tomadas.

Yara informa, ainda, que é importante que os consumidores ou empresas que receberem este tipo de ligação procurem o órgão para esclarecimentos ou registrem Boletim de Ocorrência. “Nossas equipes estão orientadas a informar que o Procon não solicita, em nenhuma hipótese, depósitos bancários ou qualquer transação financeira por telefone ou e-mail”, completou.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 151.