Alunos do EJA conhecem bastidores do supermercado São Vicente

by Webmaster | 31/08/2011 10:03

Conhecer os bastidores de um supermercado foi um dos programas mais inusitados que Ana Lúcia Lifante, de 43 anos, já fez em sua vida. Depois de ser recebida pelo proprietário da rede de supermercados São Vicente, Maurício Cavicchioli, na última quinta-feira (25/08), e de ver o que acontece por trás das prateleiras, ela disse que aprendeu muita coisa e ficou admirada de ver a organização e a limpeza do local. "Eu fazia outra imagem."

Ana é aluna do EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Escola Municipal Vicente Bernardinetti (Viber), em Indaiatuba, que recebeu o Conexão Social Sindivarejista para a atividade sobre ‘A história das coisas que compramos’ na última quinta-feira.

Cerca de 40 alunos foram guiados pelo proprietário em visita ao depósito, à câmara de congelamento, à sala de desossa do açougue, à padaria, à rotisseria (dividida por baias), ao refeitório dos funcionários (que fornece alimentação aos sábados, domingos e feriados) e a toda área administrativa.

O São Vicente também ofereceu um lanche a todos, que no final da visita puderam fazer perguntas a respeito do que viram, respondidas pelo próprio Maurício Cavicchioli. Os coordenadores do Conexão Social Sindivarejista – Roberto Goulart Júnior, Edna Borges e Cristiano Barbosa – estiveram junto com os alunos. A atividade foi encerrada na volta à escola, em sala de aula, com a exibição de dois vídeos do Instituto Akatu, da série Consciente Coletivo (‘História das Coisas’ e ‘Cadeia de valores’).

História de sucesso

Fundada em Americana há 43 anos, a rede São Vicente continua sendo uma empresa familiar, com 17 lojas e 2.100 funcionários. Os alunos visitaram uma das quatro lojas do São Vicente em Indaiatuba, inaugurada em maio de 2011, com 102 funcionários e 1.400 m2 de área de venda. Maurício Cavicchioli, neto do fundador, disse que a empresa está conhecendo e conquistando aos poucos os clientes de Indaiatuba.

Em 1967, o negócio começou como um pequeno empório, onde o avô de Maurício vendia arroz e batata. Quando ele faleceu, em 92, a empresa ainda tinha apenas uma loja. As gerações seguintes promoveram a expansão.

Sustentabilidade

"Temos um foco muito grande na sustentabilidade"quot;, disse Maurício Cavicchioli, que participa de Forum do Varejo Sustentável da Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Por isso, para mim, como pessoa, e para a empresa, é muito importante fazermos o que estamos fazendo hoje aqui", revelou o proprietário do São Vicente, que no final respondeu às perguntas dos alunos sobre alimentos fora do prazo de validade, embalagens como isopor, entre outras.

"Nós estamos sempre evitando o desperdício e temos um grande controle de estoque, ou seja, é possível cuidar da empresa e fazer o certo, isso é sustentabilidade", explicou. "Se tiver muito desperdício aqui, o gerente vai ter de se explicar", brincou com o gerente Josué Luz, de 29 anos, que trabalha há 14 anos na empresa e é o responsável pela maior unidade do São Vicente em Indaiatuba. Luz começou a trabalhar como empacotador, em Americana, para pagar uma dívida de seu pai no supermercado. Hoje ele é gerente e mora com a família em Indaiatuba.

Conexão Social em Indaiatuba

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, a cidade de Indaiatuba é privilegiada em relação a outras cidades da região. "Ela é mais bem cuidada. E vocês devem cuidar daquilo que é de vocês", ressaltou para os alunos. Sanae também fez uma rápida demonstração da técnica de furoshiki, transformando um lenço em uma sacola de compras prática e versátil.

A professora e coordenadora de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, Lucelaine Borges Zampolim, disse que entre os diversos projetos da cidade nesta área, o Conexão Social Sindivarejista é o que tem mais motivado os professores da rede pública. "Eles abraçaram com uma vontade que não é comum", afirma. Segundo Lucelaine, o retorno tem sido maior que o esperado. "O professor Gastão já faz parte do cotidiano destas pessoas, como se fosse um vizinho de muro", comemorou a coordenadora, que disse já ter plano para 2012 com o programa do Sindivarejista.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1]) 

Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2] ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br[3]

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/alunos-do-eja-conhecem-bastidores-do-supermercado-sao-vicente/