Home  > Notícias do Varejo  > Alunos do programa EJA aprendem a fazer o orçamento familiar

Alunos do programa EJA aprendem a fazer o orçamento familiar

Oficina coordenada pelo Conexão Social Sindivarejsta na segunda-feira (27/06), em Indaiatuba, ensinou como calcular os gastos a e economizar

Depois de assistir à apresentação teatral com os professores Gastão e Poupança no dia 25 de maio, quando os personagens ensinaram sobre a importância do orçamento familiar, agora chegou a vez dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Emef Viber, em Indaiatuba, colocarem em prática o que aprenderam, planejando e calculando os gastos em função da renda mensal. 

Como o próprio nome sugere, a família do Professor Gastão sempre está no cheque especial, pois a renda nunca é suficiente para cobrir todos os gastos do mês. Coube aos alunos da Viber o desafio de adequar o orçamento do personagem de tal forma que ele conseguisse sair do vermelho. Durante a atividade realizada na segunda-feira (27/06) pelo Programa Conexão do Sindivarejista, os alunos demonstraram que aprenderam direitinho a lição de casa. “Foi muito útil porque os alunos viram que é possível economizar, o segredo é não fazer dívidas”, ressaltou a Professora do programa EJA, Néli Argenton Freire.

Calcular o orçamento todos os meses não é novidade para a aluna Maria Alves de Oliveira, de 66 anos, que com a morte do marido, quando o filho ainda era bebê, teve de sustentar a casa sozinha fazendo sabão para vender. “Não faço dívidas, sou controlada. Consegui construir a minha casa e ainda tenho um terreno. Também viajo e passeio”.

Além de calcular os gastos mensais, a colega Marilene Oliveira Silva, de 31 anos, também já adota algumas medidas de economia para não precisar recorrer ao cheque especial no final do mês. “Lavo e passo roupa uma vez por semana e ainda uso a água da máquina para lavar a garagem e o quintal. Quando estou sozinha em casa à noite apago todas as luzes e só deixo a TV ligada. Consigo economizar bastante”, conta a aluna. No dia 4 de julho a oficina do orçamento familiar será levada para a Emef Leonel José Vitorino Ribeiro.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br

Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br