Home  > Notícias do Varejo  > Alunos participam da oficina ‘História das Coisas que Compramos’

Alunos participam da oficina ‘História das Coisas que Compramos’

Atividade fez parte da Semana do Meio Ambiente realizada pelo Conexão Social

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Professor André Tosello puderam nesta quarta-feira (08/06) conhecer o processo de fabricação de determinados produtos desde as etapas e pessoas envolvidas até chegar nas mãos do consumidor, bem como os impactos causados no meio ambiente. Eles participaram da oficina ‘História das Coisas que Compramos’, realizada pelo Conexão Social do Sindivarejista durante a programação da Semana do Meio Ambiente, no Shopping Spazio Ouro Verde.

Após participarem de uma atividade sobre a conexão do consumo com o dia-a-dia de cada um, como as sacolas plásticas causam danos ao meio ambiente e de que forma nós, consumidores, podemos interferir mudando os nossos hábitos, os alunos fizeram uma visita ao supermercado Cobrava. Lá foram recebidos pelo líder de recebimento da loja, Natalino Shimizu, que explicou sobre os diferentes setores do mercado e de que forma os produtos chegam às gôndolas desde o processo de produção.

Durante a visita, a destinação do lixo e o uso das sacolas plásticas foram as principais questões levantadas pelos alunos. “É importante para nós falar sobre o meio ambiente como um todo. A mãe chega em casa com um produto e a criança não sabe de onde vem. Tenho uma filha de três anos, isso para mim é gratificante”, afirmou Natalino.

Para o aluno Felipe Alison, preservar o meio ambiente não é novidade. “A maior parte das coisas eu já faço, aprendi com a minha mãe a gastar menos sacolas plásticas e a não desperdiçar comida”, contou o garoto. Já a colega Gabriela Rosa, que antes de participar da oficina não fazia ideia do estrago que as sacolas de plástico causam no meio ambiente, disse que vai chamar a atenção da avó. “Minha avó ganhou uma sacola de pano que ela usa como bolsa, vou falar para ela usar no supermercado”.

Após a visita ao Covabra, os alunos produziram uma história em quadrinhos a partir de um produto observado, passando pela produção e a venda no supermercado até chegar à casa do consumidor.

A programação da Semana do Meio Ambiente no Shopping Spazio prosseguiu no período da tarde com uma oficina de cestaria a partir de jornais e revistas realizada pelo Tear das Artes e a exibição de um curta metragem sobre meio ambiente seguida de um bate-papo com os alunos da Escola André Tosello.

Veja abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente nesta quinta, sexta e sábado.

Dia 9 (quinta-feira)
10h às 12h – Oficina ‘História das Coisas que Compramos’ com visita monitorada ao comércio local com os alunos das escolas Carmelina de Castro Rinco e Professor André Tosello
14h às 17h – Oficina ‘Montagem de Aquecedor Solar’
19h30 – Exibição de vídeos sobre meio ambiente seguida de um bate-papo sobre o tema