Home  > Notícias do Varejo  > Análise de dados da empresa pode ser uma importante saída para superar a crise no varejo

Análise de dados da empresa pode ser uma importante saída para superar a crise no varejo

Avaliação é feita pelo especialista da KPMG que afirma que o diagnóstico aponta caminhos para fortalecimento da empresa

O volume de vendas no varejo registrou o pior desempenho desde 2003, de acordo com dados divulgados, recentemente, pelo IBGE. Observando essa queda na atuação do setor, podemos vislumbrar a análise de dados como uma saída crucial para a recuperação do varejo. A avaliação é do diretor e líder para o setor de varejo da KPMG, Paulo Ferezin.

Ela permitirá a captação e fidelização de novos clientes, redução de custos, entre outras possibilidades. Quando estudados de forma adequada, os dados se transformam em informações que podem ajudar a diagnosticar as reais diferenças no funcionamento das lojas, assim como suas origens, permitindo a conversão desse conhecimento em novas oportunidades de receita e em reduções de custos.

“Muito tem sido dito nos últimos dois anos sobre o fenômeno “Big Data” e seu poder de transformar o cenário de negócios. Ferramentas de análise e suporte a gestão do “Big Data” podem ser apontadas como uma das soluções para o restabelecimento do setor”, disse Ferezin.

De acordo com ele, uma análise de dados coerente e estruturada pode ser a chave para identificar a origem de qualquer deficiência no desempenho das empresas, assim como, as possíveis medidas e soluções para contornar esses problemas. A partir desse diagnóstico, é possível detectar lojas para fins de iniciativas de melhorias, desenvolver programas e estratégias para reprojetar um estabelecimento comercial, escolher novos locais e mercados para atuação e, até mesmo, decidir encerrar permanentemente as atividades de uma loja ou negócio.

Fonte: Falando do Varejo