Home  > Notícias do Varejo  > Artigo: a importância da Gestão por Competência

Artigo: a importância da Gestão por Competência

O modelo de gestão por competência surge para auxiliar o desenvolvimento empresarial e capacitar colaboradores através do mapeamento de competências para o alcance de eficiência no desempenho de suas funções, assim como bons resultados financeiros e vantagem competitiva para a empresa.

Diante de atuais transições na sociedade é importante observar que as empresas precisam se adequar às novas tendências do mercado e buscar inovações com as melhores estratégias para alcançar uma posição diferenciada diante da concorrência. Com isso, cada vez mais as empresas dentro do campo de gestão de pessoas investem em treinamentos e capacitações para melhor desenvolverem seus processos, produtos e principalmente seus funcionários.

Gest&atatilde;o de RH no Varejo faz palestra sobre Gestão por Competência com case do Magazine Luiza

As empresas precisam de pessoas com habilidade em tomar decisões com eficiência devido a um ambiente que demanda agilidade. A gestão por competência é envolvida pelo conhecimento, habilidade e atitude de querer fazer o diferencial.

Diante da demanda e necessidades dos consumidores, as empresas devem buscar desenvolver as competências dos colaboradores ou aperfeiçoá-las com o objetivo de atender de forma pró-ativa às mudanças do seu mercado consumidor. O mapeamento das competências dá à empresa a possibilidade de saber qual o nível de conhecimento que o seu funcionário tem para desempenhar sua tarefa na empresa e o quanto ele pode melhorar seu serviço.

O grande desafio das empresas é que suas competências organizacionais estejam em perfeita sintonia com o mercado, pois diante de tantas mudanças é importante que estas competências sejam redefinidas quando necessário. O estudo da competência é realizado tanto para o indivíduo quanto para empresa isso traz grandes benefícios para o funcionário, pois ele pode detectar em que precisa melhorar e no que já está muito bom. Para empresa gera benefícios enormes, pois ela pode visualizar onde estão suas falhas e corrigi-las a fim de criar um diferencial competitivo.

Site Administradores.com.br