Home  > Notícias do Varejo  > ARTIGO: Cuidado com as pequenas pedras

ARTIGO: Cuidado com as pequenas pedras

por Nílcio Cairbar de Souza Freitas é Gerente do Escritório Regional do Sebrae Campinas.

Tem um ditado antigo que diz: ‘Não se tropeça em pedras grandes’. Este ditado era sempre usado para exaltar os cuidados que temos que ter com as pequenas coisas do dia a dia, por exemplo: – Não é uma grande briga que separa um casal, mas sim um conjunto de pequenas desavenças que formam a grande discordância e aí sim há a separação. – Não é um único mau comportamento do aluno que o faz indisciplinado, é o conjunto de erros simultâneos que moldam o seu perfil e consequentemente denotam sua penalização.

Nilcio Freitas, gerente do Sebrae. Foto: Renato Lopes/Sebrae

No mundo dos negócios assim como na nossa vida não é nada diferente, são as pedras pequenas que derrubam, as grandes normalmente são vistas de longe e, portanto, dá tempo de desviar. Quantos comerciantes dão atenção aos clientes que julgam fazer compras maiores, concentrando neles toda sua dedicação, deixando sem atenção os pequenos consumidores que todos os dias estão ali no ponto de venda gastando fielmente?

Quer um exemplo? É fácil chamar pelo nome, querer entregar a compra, oferecer um prazo especial, tratar de forma diferenciada aqueles que julgamos serem TOP´s em nosso estabelecimento, mas será que eles representam a maior parte do meu faturamento? Enquanto isso, eu deixo escapar pelo ralo aquele cliente fiel que todo dia está em meu estabelecimento, mas eu ‘nunca pergunto seu nome, nunca separo algo do gosto dele, nunca faço questão de atende-lo pessoalmente, nunca ofereço a ele a condição especial… Cuidado com as pedras pequenas!

“No mundo dos negócios assim como na nossa vida são as pedras pequenas que derrubam, as grandes normalmente são vistas de longe e, portanto, dá tempo de desviar”

E assim desta forma, normalmente vamos pensando somente nas pedras grandes! Quantos empresários preocupam-se com
as dívidas de maior vulto, esquecendo de  controlar as pequenas despesas?

Quer um exemplo?  É fácil contabilizar as prestações contraídas em empréstimos, as retiradas para pagamentos pessoais, o salário, os encargos, os impostos, o aluguel, julgando serem estes os grandes vilões, não é? Enquanto isso, eu deixo escapar pequenas despesas que se tornam gigantes no final do mês, como as retiradas diárias, as tarifas de banco, os ajustes de conciliação bancária, os pequenos pagamentos de lanches e refeições, entre outras…

E assim, normalmente vamos pensando somente nas pedras grandes! Resumindo, cuidado com as pedras pequenas!
Porque com as pedras grandes com certeza você já está se preocupando

Mas pelo mesmo motivo; CUIDADO COM AS PEDRAS PEQUENAS. Elas praticamente não aparecem, se ‘escondem’ e por isso a ignoramos… Necessitam tanto cuidado que quando minam um negócio, o empresário estando ‘cego’ pela situação, elege
como motivo da quebra uma pedra grande que o fez cair!

Será que não foram pequenos golpes?
Pequenas pedras? Pequenos erros?
REFLITA!

por Nílcio Cairbar de Souza Freitas é Gerente do Escritório Regional do Sebrae Campinas.

Essa reportagem foi publicada na edição 42 do Nosso Varejo. Para ler outras matérias, clique aqui

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br