Home  > Notícias do Varejo  > Artur Nogueira chega aos 66 anos com comércio atendendo demandas da população

Artur Nogueira chega aos 66 anos com comércio atendendo demandas da população

Comércio na cidade foi se desenvolvendo aos poucos e muito timidamente por meio do trabalho dos imigrantes italianos, alemães, portugueses e espanhóis até conquistar sua independência

A cidade de Artur Nogueira completa 66 anos nesta sexta-feira (10), consolidando-se como uma cidade acolhedora, principalmente pela simpatia de seus moradores e comerciantes que ocupam o centro do município.

Com 45,8 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatísticas), Artur Nogueira tem o apelido de “berço da amizade” justamente por essas características de sua população.
Por causa disso, o comércio hoje está em frequente expansão conseguindo atender as necessidades da cidade, mas sem perder sua identidade típica de uma cidade interiorana.

Emancipada em 1948 – até então pertencia ao município de Mogi Mirim – o comércio varejista foi se desenvolvendo aos poucos e muito timidamente por meio do trabalho dos imigrantes italianos, alemães, portugueses e espanhóis até conquistar sua independência. Até então, os produtos consumidos pelas famílias eram encontrados somente em pequenos empórios que não conseguiam ofertar os produtos que a população demandava.

O tempo passou e hoje, embora seja uma cidade com características de interior e de hábitos simples, o setor do varejo atende a todas as demandas da população.

O comerciante Ademir Guidolim que deu sequência ao comércio da família – um pequeno mercadinho que hoje se transformou em dois grandes supermercados com 210 funcionários – diz que mesmo com a expansão de seu varejo ainda preza pelo “atendimento familiar e acolhedor aos clientes”. Uma postura mantida pelos varejistas da cidade e que preserva Artur Nogueira em sua verdadeira essência.

“Artur Nogueira é uma cidade que está em crescimento e estamos juntos no mesmo compasso”, afirma o comerciante que cresceu vendo o pai e tio trabalhando no comércio.

História

O território do município de Artur Nogueira pertenceu as tradicionais famílias paulistas. O local se constituiu como um território público em 1904, com a doação de terras de Artur Nogueira & Cia ao Governo do Estado. Transformando-se em uma área de bem comum, passou a ser ocupada, principalmente por imigrantes europeus que trouxeram desenvolvimento ao local com a força de trabalho.

Diante disso, em 1948, teve início o movimento para a emancipação do então distrito, com assinaturas de todos os habitantes da vila e povoados, que desejassem a emancipação. Pela quantidade de pessoas, foi realizado o plebiscito dando vitória à emancipação e independência a Artur Nogueira.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br